Thursday, September 05, 2013

UM GRANDE NEGÓCIO

Íamos para o aeroporto. O motorista de táxi, nosso conhecido, à vista dos candidatos ao longo da estrada, comentou:

Os senhores já viram a quantidade de candidatos à Câmara, às juntas de freguesia, que há só aqui no nosso concelho? E a promoverem-se todos com cartazes que devem custar-nos uma fortuna? Qual  é o negócio deles? É fácil perceber. Por exemplo, este. É fadista, não vai deixar de cantar. Ele sabe que nunca será eleito, e é isso que lhe convém porque não pensa em por os pés alguma vez na Câmara. Terá, suponhamos 3 por cento dos votos. Nas eleições anteriores teve 3 por cento, e agora não deve ir além mas também não terá muito menos. O Marco vai ganhar, foi ele que aguentou a Câmara estes anos todos,  o Seabra não ligou nada a isto, o que ele quer é palco e Benfica, quem trabalhou e não parou de aparecer em tudo o que metia relações com as associações, ou coisas parecidas, foi o Marco. Mas o Marco vence mas não terá maioria para o apoiar sem negociar com os menos votados, já que, evidentemente, não pode contar com o candidato do partido. Então o que acontece é a compra de apoios. Destes e doutros.
Mas acontece aqui e em qualquer outro lado. O negócio é esse. O fadista o que quer é um lugar de vereador e um pelouro que não lhe exija trabalho. Não põe lá os pés, ganha uns cobres e daqui a pouco tem um reforma antecipada na flor da idade. Está a ver agora porque é que ele concorre?
Os que não são fadistas levam-nos na mesma com outras cantigas.

É a vida deles. E nós a vê-los passar.

1 comment:

aix said...

...o taxista pode ter razão (tem-na, na verdade)mas as sondagens de hoje dão vantagem (pequena)ao Basílio...o tótó do Seara vai ter o que merece mas a vaidade está-lhe no sangue...