Thursday, June 27, 2013

PEANUTS PÚBLICOS

Quaisquer  pequenas lesões nas contas do Estado são trocos quando comparadas com os grandes atentados, como, por exemplo, o BPN, os swaps, os submarinos. Em todo o caso, muitas parcelas pequenas totalizam valores consideráveis. Por outro lado, são indicadores da ausência de critérios mínimos de racionalidade na utilização dos dinheiros públicos.

Quem chega á entrada da Reserva Natural da Portela do Homem entre as onze da manhã e as seis da tarde encontra três cobradores envergando coletes reflectores e placas identificadoras penduradas ao pescoço. O trânsito é tão escasso que nos permite uma conversa ocasional com os três funcionários sem atrasar o atendimento de alguém.

- Bom dia! Quanto custa entrada?
- Só euro e meio, se tivesse entrado antes das onze entrava de borla, disse o primeiro cobrador enquanto me entregava o recibo e recebia o euro e meio.
- Hoje é dia de greve geral, não é? Vocês não aderiram à greve?
- Não podemos, esclareceu o segundo cobrador. Ganhamos tão pouco que um dia a menos faz-nos falta. Não podemos perder um dia que seja.
- Percebo que trabalham para o Intituto de Conservação da Natureza ...
- É como diz.
- E residem aqui no Gerês ...
- Não senhor. Somos de Vila Real.
- De Vila Real?
- Sim senhor de Vila Real, confirmou o terceiro cobrador.
- E vão e vêm todos dias?
- Tem de ser, fomos desterrados... Não temos outro remédio.
- E quanto tempo gastam na viagem?
- Hora e meia para cada lado, mais ou menos.
- É duro.
- Se é.

Atravessámos a Reserva Natural até à fronteira sem nos determos na barragem de outra equipa de três cobradores  a receber um euro e meio e a conversar com um espanhol com dúvidas.

Se a intenção do ministério da agricultura e etc., é contribuir com estas cobranças para a redução défice, alguém se deve ter enganado redondamente nas contas.

1 comment:

Bartolomeu said...

Naaaa...
A receita destina-se a fazer face às despesas com a alimentação dos lobos...
Quais lobos?
Os protegidos...
...
Não, não são esses, são os outros, os que so comem bife do lombo!
Está tudo muito bem contabilizadinho...
;)