Sunday, November 20, 2011

PORTUGAL AO NATURAL

O Nelson apareceu às nove e meia, como prometera.
- Tudo bem consigo, Nelson?
- Tu...Tu... do me.. me ... lho ... or ain ... da, sô Rui!
- Hum!?
- O Por... to levou uma ca ... bazada dácadémica! 

Há tempos, o Nelson tinha-me dito que era benfiquista até debaixo de água.
- O que é que isso quer dizer, Nelson?
- É ... é ... do ... hino, sô Rui, é ... do ... hino! O sô Rui não co ... co ... nhece o hino do Benfica? Um ... um ... benfiquista a sério, mes ... mo a sério, é ... é ... benfiquista to ... toda a vida e ... em to ... toda a parte. 
- Mas, Nelson, o que é isso tem a ver com a cabazada que a Académica deu ao Porto?
- Então o sô Rui n ...n ...não está a ver? É uma derrota do i ... i ... nimigo! Va ... le tanto ou mais que ...que ...uma vitória nossa.

O Nelson é um trintão, simpaticamente gago, prestável e competente na sua especialidade de electricista e ofícios correlativos, incapaz de suscitar a inimizade seja de quem for. Aparte disso, é um português normal, com o seu credo, a sua fé, e o seu inimigo de estimação.

4 comments:

ATENTO said...

Portugal ao natural? Só por desconhecimento. O mesmo se pode contar em Espanha entre Real e Barça, Na Italia entre Inter e Milão na Inglaterra entre Manchesters ou entre estes e Chelsea ou Liverpool nos USA passa-se o mesmo com as equipas do NBA ou do futebol americano.
Portanto ,Portugal ao natural porquê por ser dito por gago? Não será antes o mundo ao natural? Ou o vicio de particularizar estigmas em Portugal é : o Rui ao natural?

rui fonseca said...

Caro Atento,

O que eu disse foi:

"O Nelson é um trintão, simpaticamente gago, prestável e competente na sua especialidade de electricista e ofícios correlativos, incapaz de suscitar a inimizade seja de quem for."

Acha que estou a estigamatizar o Nelson? O que acontece é que a forma como responde, até por ser gago, dá uma grande carga de simpatia às suas respostas.

Depois acrescento:

"Aparte disso, é um português normal, com o seu credo, a sua fé, e o seu inimigo de estimação."
o que corrobora a sua opinião.

Pergunta-me : "Não será antes o mundo ao natural?"
Uma parte do mundo, certamente que sim.

Mas a prevalência do futebol nas conversas dos portugueses dificilmente encontra paralelo em qualquer outra parte do mundo.

Não é por acaso que o jornal de maior circulação, não só em Portugal mas também junto das comunidades portuguesas imigrantes, é a Bola.

Algum país organizador de torneios internacionais de futebol já alguma vez investiu tanto em estádios de futebol como Portugal para o euro 2004? Alguns dos quais estão agora à venda, sem jogos que os justifiquem.

Em algum país se investe tanto em jogadores estrangeiros como os falidos clubes portugueses financiados por bancos agora à
espera de socorro dos contribuintes portugueses?

Portugal não é excepção, bem sei. Nisto como em muitas outras situações idênticas. É apenas uma questão de densidade, não sei se me faço entender.

De tudo isto uma coisa tenho por certa: O Nelson não tem nenhuma culpa disto.

ATENTO said...

Tem que concordar que não contraditou nada do que eu escrevi.
No seu post não se referia aos estadios e seu custo, aos investimentos em jogadores e no resto que agora trouxe á colação e a que me não referi. Aliás eu nem falei em futebol apenas me referi ao facto de alguns , perante certos fenómenos, sobre os quais nem fiz juizo de valor, aparecerem logo com o " choradinho":do " só em Portugal". O que é falso . Mas eles não podem saber tudo.

rui fonseca said...

" choradinho":do " só em Portugal".

Não creio que seja o meu caso.
Antes, pelo contrário, muitas vezes me insurjo contra aqueles que ganham a vida a criticar sem quase nunca terem feito outra coisa na vida.

Mas não escondo que não consigo perceber como o futebol (que gosto ver) é uma quase religião para tanta gente inteligente.

O Nelson estava felíssimo com a cabazada dada pela Académica ao Porto, e eu não consigo perceber porquê.

O que é a Académica? O que é o Porto? Religiões?

Insuficiência minha, reconheço.