Sunday, March 20, 2011

PORQUÊ FORA DO BARALHO?

O Expresso/Economia deste fim de semana num artigo - TAP desbloqueia privatizações - resume a situação actual do programa de privatizações inscritas no PEC original e conclui "O Governo não inclui a RTP no baralho, mas os custos anuais da estação para o erário público colocam uma espada sobre a cabeça da empresa. Desde 2003, ano em que o Estado assinou o acordo de reestruturação financeira da RTP, os sucessivos governos já injectaram 1,9 mil milhões na estação através de indemnizações compensatórias, taxa audiovisual e injecções de capital. Aliás, segundo as contas anunciadas por Passos Coelho, quando relançou o ano passado o cenário de privatização, a RTP custou 400 milhões por ano ao Estado. O PSD defende que a estação devia ser privatizada ou concessionada".

A RTP não custou 400 milhões de euros ao Estado, custou aos contribuintes portugueses. Para quê? Que serviço público garante a RTP que não possa ser contratualizado com estações privadas? 

É a primeira vez que vejo um líder de um partido com responsabilidades ou aspirações de governo a defender a privatização da RTP, que não é uma mas várias estações.
Já agora: Porque não se privatiza também a RDP e nos deixam de cobrar disfarçadamente a taxa na factura da EDP?

No comments: