Sunday, November 07, 2010

CONVERSAS AO JANTAR

- Uns amigos nossos atravessaram o Irão de bicicleta e não encontraram sinais daquela raiva transmitida pelas imagens da televisão. As pessoas mostraram-se, em todo o lado por onde eles passaram, amáveis, cooperantes, acolhedoras. As pessoas nascem intrínsecamente boas em todo o lado, é a sociedade que as perverte.
- Duvido. Quantas vezes o relacionamento com outros não é mais fraterno do que com o vizinho do lado? A inveja, um vício que cresce na razão directa da proximidade, é frequentemente a forma mais demolidora da amizade.

2 comments:

A Chata said...

Tenho que concordar com os seus amigos.
Nas minhas viagens por países árabes, de mochila às costas, em que contactei de perto com a população fiquei exactamente com a mesma ideia.
Não é o facto de viverem no Irão, em Marrocos ou no Egipto que modifica os desejos básicos de qualquer ser humano. Viver sem problemas, poder dar boas condições de vida aos filhos e ser minimamente feliz.

Em todas as sociedades há radicais que fomentam manifestações de raiva e ódio. Basta assistir, muitas vezes, ao espectáculo que rodeia o futebol...

rui fonseca said...

Mas eu não disse que as pessoas não são afáveis com os estrangeiros, de um modo geral, sobretudo se vivem fora dos grandes meios urbanos.

O que disse é que essa afabilidade muitas vezes não se observa nas relações de vizinhança.

Não concorda?