Wednesday, April 21, 2010

A CONSPIRAÇÃO CONTRA PORTUGAL

Ouvi ontem na Sic Notícias João Ferreira do Amaral num frente-a-frente com Nogueira Leite repetir a sua convicção de que "se não tivéssemos entrado no euro estaríamos hoje melhor".
Evidentemente, João Ferreira do Amaral é totalmente livre de expor as suas convicções mas a sua qualidade de professor de economia deveria sugerir-lhe que deveria, ao mesmo tempo, reconhecer que não tem nenhum meio de prova desta sua convicção, que repete sempre que a questão do euro vem à baila.
João Ferreira do Amaral sabe que a sua afirmação, ainda que perfilhada por outros colegas seus, para além de não ser susceptível de confirmação, é contraditada pelas convicções de sentido contrário de vários outros economistas.
.
Deste confronto de convicções não viria mal algum ao nosso mundo se por detrás da afirmação de Ferreira do Amaral não se insinuasse subliminarmente a ideia de que a volta ao escudo poderá resolver os nossos problemas. É certo que Ferreira do Amaral não afirma isto mas a sua insistência, ainda que não tenha esse propósito, acaba por induzir a opinião pública no sentido da maldição do euro. Se considerarmos as recentes declarações de alguns reputados economistas norte-americanos acerca das dificuldades em que Portugal se encontra para permanecer no euro, não podemos deixar de convir que a probabilidade do euro se transformar no bode expiatório dos nossos problemas é cada vez maior.
.
Philip Roth em The Plot Against America ficciona imaginando as consequências da eleição de Charles Lindbergh, admirador do nacional socialismo alemão, putativo candidato republicano às eleições presidenciais de 1932 que elegeram, realmente, o candidato democrata Franklin Delano Roosevelt sendo Herbert Hoover o candidato republicano. Trata-se de uma obra literária que, obviamente, não pretende rebobinar a História até porque se tal fosse possível seria, neste caso, desastroso.
A presunção de que a não entrada no euro teria sido mais favorável para Portugal poderia, eventualmente, gizar uma boa novela se João Ferreira do Amaral a quisesse escrever. Mas não mais que isso.

2 comments:

António said...

"se não tivéssemos entrado no euro estaríamos hoje melhor".

Você sabia que Deus, quando fez o mundo, plantou os cretinos todos aqui?
E para se ficar a rir de nós, deu-lhes canudos.
Uns ao sábado, outros ao domingo, outros à semana.

rui fonseca said...

"Você sabia que Deus, quando fez o mundo, plantou os cretinos todos aqui?"

Nem todos, António, nem todos.
Deus não nos quer assim tão mal.
E depois eu não qualifico assim de quem discordo.