Friday, August 07, 2009

BANDARRA

Embora haja quem, prevendo uma recuperação da economia global ainda este ano, pense que essa recuperação será seguida de um novo tombo antes de 2012, são boas notícias as que o relatório da OECD divulga hoje: OECD composite leading indicators (CLIs) for June 2009 point to stronger signs of improvement in the economic outlook of OECD economies compared with last month’s release.
.
Também hoje o Washington Post dá conta que "Job Losses Slow in July; Unemployment Rate Dips. Employers throttle back on layoffs, cutting 247,000 jobs -- the fewest in a year. Showing offers strong signal that recession is finally ending. Para Barak Obama, começou o princípio do fim da recessão da economia norte-americana. Entre nós, o ministro das finanças congratula-se com os sinais de recuperação global mas adverte que a crise ainda vai durar.
.
Percebe-se a prudência de Teixeira dos Santos, mesmo em vésperas de eleições, porque ele sabe, nós sabemos, que a economia portuguesa será certamente ajudada pela recuperação global mas não deixará de continuar a sofrer da anemia que tomou conta dela há mais de dez anos. Porque o tratamento que se impunha continua a ser adiado e as perspectivas dos prováveis resultados das próximas eleições sugerem que a turbulência que se avizinha dará ainda mais espaço à demagogia e à chicana política.
.
Passámos há dias por Trancoso. Ficámos agradavelmente surpreendidos com o que vimos nesta cidade antiga da Beira Interior, apesar de um ou outro aspecto menos positivo.
E lá comprei um exemplar de uma edição popular das "Profecias do Bandarra", por um euro.
De Gonçalo Anes Bandarra disse Fernando Pessoa: O verdadeiro patrono do nosso país é esse sapateiro Bandarra. Abandonemos Fátima por Trancoso. (...) O Bandarra, símbolo eterno do que o povo pensa de Portugal (...) o Futuro de Portugal - que não calculo mas sei - está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas do Bandarra".
.
Tenho de ler Bandarra outra vez.

No comments: