Sunday, September 21, 2008

A EXPECTATIVA DO NÃO ACONTECIMENTO

São as expectativas que comandam os comportamentos humanos.

São as suas presunções ou os seus receios relativamente ao dia de amanhã que levam as pessoas a escolher caminhos hoje. O homem, enquanto agente económico, decide em função das suas expectativas; em todas as suas dimensões sociológicas os seus comportamentos em cada momento tendem a adaptar-se ou a condicionar os acontecimentos futuros que imediata ou imediatamente o afectam ou podem vir afectar.
.
A conformidade dos seus comportamentos com as leis que regulam as relações dos indivíduos em sociedade é julgada, em caso de transgressão, pelo poder judicial. Este julgamento, que é garantia da vivência em sociedade, gera a expectativa de sancionamento em caso de incumprimento e refreia-o.
.
Quando a justiça não se realiza, porque se demite ou se enreda em processos sem fim, a expectativa do acontecimento dá lugar à expectativa do não acontecimento: os lesados resignam-se, os transgressores tomam o freio nos dentes, a confiança desmorona-se.
A expectativa do não acontecimento é o factor mais corrosivo da trave mestra do edifício democrático.
.
Bombardeado diariamente com notícias de polícias a perseguir muitos transgressores, de colarinho branco ou de outra cor qualquer, a expectativa generalizada é de que apenas são sancionados alguns, geralmente os mais pobres.
.
Relatório internacional divulgado hoje dá conta de pior posicionamento de Portugal (queda de três lugares relativamente ao ano passado) no ranking da corrupção. Porquê? Pois muito claramente poque nada acontece.

No comments: