Tuesday, September 16, 2008

MINA DOS VENDAVAIS

Investidores pagaram 38% a mais pela Renováveis na OPS
.
EDP Renováveis
Salário da CEO pode superar 1 milhão.
Uma remuneração anual fixa de 384 mil euros prevista para 2008, à qual acresce uma contribuição para o plano de pensão e ainda um prémio anual e um prémio plurianual para períodos de três anos, cada um dos quais até uma verba máxima de 100% do salário base.
Ou seja, se todos os seus objectivos de desempenho forem cumpridos, Ana Maria Fernandes poderá receber mais de 1,1 milhão de euros no seu primeiro ano como presidente de EDP Renováveis após a entrada da empresa na bolsa. Os valores constam do prospecto de admissão.
.
Ontem, recebi um e-mail de indignação (segundo texto atrás transcrito) pelas remunerações e prémios garantidos à CEO da EDP Renováveis, que se situam em patamares que são ofensivos para a esmagadora maioria dos consumidores portugueses de energia eléctrica. Porque são eles, e mais ninguém, quem paga a esta senhora, de um momento para o outro transformada em fenómeno transcendental.
Que o país precisa de diversificar as suas fontes de energia, e que as energias renováveis podem dar um contributo ainda mais decisivo para reduzir a nossa dependência energética, ninguém, razoavelmente, contesta; Que, subitamente, se queira fazer crer que um láparo é uma lebre, e que a caçadora merece recompensa de príncipe das arábias, é um embuste e uma afronta.
.
O PR ainda não há muito tempo irritou alguns cripto liberais em interesses monetários ao denunciar o escândalo. Muitos aplaudiram mas os criptolib deitaram-se ainda melhor para esse lado.
.
Dos EUA continuam a chegar notícias do sismo financeiro e das brechas abertas. Ainda ninguém foi preso mas alguém sapou, por interesses próprios, os alicerces do edifícios desmoronados. E é provável que sejam responsabilizados. Por cá, já se sabe, os edifícios não caem. Apodrecem em pé encostados uns aos outros. E ninguém é culpado por isso.

7 comments:

António said...

É isto que temos. Cada dia uma vergonha.
Mas o meu caro explique-me como é isso das energias renováveis fazerem diminuir a nossa dependência de fontes exteriores.
Como é que sendo nós a pagar para isso, através de uma tarifa inflacionada , os lucros assim obtidos são utilizados na compra de empresas e instalação de parques eólicos no cu de judas?
É assim que se faz? A unica entidade que beneficia com isso, é a edp e seus muchachos, não é o país e muito menos o consumidor.
Acha isto digno de uma democracia? Aposto que não, mas isto também não é uma democracia.

Rui Fonseca said...

"explique-me como é isso das energias renováveis fazerem diminuir a nossa dependência de fontes exteriores"

Penso que é fácil. Imagine que, de um momento para o outro, há uma grande bernarda e ficam reduzidos os abastecimentos de energia em geral e a Portugal em particular.

A nossa sobrevivência está tanto mais ameaçada quanto maior for a nossa dependência. Ou não?

"os lucros assim obtidos são utilizados na compra de empresas e instalação de parques eólicos no cu de judas?"

Em princípio não vejo inconveniente, e vejo vantagem, no facto de uma empresa expandir o seu negócio no exterior.Desde que isso não implique o deslocamento de recursos em Portugal. Não creio que seja o caso. Portugal não tem carência de recursos financeiros. Ou se tem, antes desses, tem carência de outros.

Ou não?

"mas isto também não é uma democracia"

Imperfeita, como todas. Mais imperfeita que outras. Mas, apesar de tudo, é uma democracia.

As democracias, como o vinho do Porto, precisam de tempo para ganhar qualidade.

António said...

Boa tarde,
Como sabe a edp, tratando-se de energias alternativas, bléu, bléu, vende-nos gato por lebre. A edp abusa da posição que tem e altera o meio ambiente, que não é só dela, também é nosso, a seu bel prazer. Vai fazer isso no Rio sabor. Um Crime! Renováveis uma ova!
Quanto a eólicas ,não faz coisa que se veja e vai fazer engenhocas dessas para o Brasil, Polónia e assim. Países de onde não podemos importar energia eléctrica. Ou seja, a edp suga-nos na conta , promete uns tarifários bestiais, apregoa energias alternativas e até promete ajuda par quem quiser produzir energia em casa, mas vai fazer investmentos foa com os lucros aqui obtidos à custa de uma posição de uso e abuso. Tudo mentira e basta visitar uma das suas lojas, ver os painéis decorativos sobre esse tema, depois pedir infiormações e os funcionários não terem nada sobre isso, ficando até com cara de atrapalhados perante a situação. No site da internet, idem, nada.
Portanto, meu caro, bolas para a edp, para a sua política de preços, para a falta de vergonha nas remunerações que paga e para a forma como aplica os lucros aqui gerados.

Quanto à nossa democracia é muito boa sim senhor, mas mais para uns poucos do que para a maioria.
E não convém que amadureça mais, pois está tão madura, mas tão madura que um destes dias pode cair de podre.

Rui Fonseca said...

"Quanto à nossa democracia é muito boa sim senhor, mas mais para uns poucos do que para a maioria.
E não convém que amadureça mais, pois está tão madura, mas tão madura que um destes dias pode cair de podre"

Caro António,

Há, do meu ponto de vista, uma flagrante contradição nestes seus dois últimos parágrafos.

Nem a nossa democracia está madura (o amadurecimento das instituições pressupõe idade) nem vai, assim o espero, cair de podre.

Mas a contradição está no facto que pode ser constado em todas as democracias maduras (para usar o seu termo) as sociedades terem caminhado para melhores níveis de justiça social.

Poderá argumentar-me que não é o que se tem passado nos EUA nos últimos anos. Estas coisas, contudo, não podem avaliar-se em períodos curtos. E no longo prazo, a democracia americana tem sido um exemplo flagrante das virtudes democráticas.

António said...

Caro Amigo,
Quando tomo alguma democracia como referência, não é a Americana.
Não conheço nenhuma das Democracias nórdicas, mas tenho ouvido falar.
Quantas delas são verdadeiras e quantas haverá?
Se é assim tã bom, porque haverá tão poucas?
Acredite que não sou contra a Democracia, em favor de qualquer outro regime, mas como nunca saí daqui, não conheço nenhuma. Apenas tenho ouvido falar muito bem dos regimes escandinavos, tão pretensiosamente imitados, mas repito, só para um lado.

Rui Fonseca said...

"Se é assim tã bom, porque haverá tão poucas?"

Geralmente o que é bom não abunda, salvo a sardinha.

Que lhe parece?

António said...

Parece-me que sim.
O que não gosto é que me dêem biqueirão ou carapau dizendo que é sardinha.
Ou gato por lebre.