Tuesday, August 05, 2008

RACISTAS - 2

De Rui Tavares transcreve no 5 dias o artigo por ele publicado ontem no Público "Um país quase imaculado". A posição de Rui Tavares quanto à polémica levantada a propósito do caso da Quinta da Fonte e de outros semelhantes é esta:
.
Para combater o racismo é necessário ser anti-racista, que é uma condição de opção pessoal. Em Portugal, a comunidade que é vista com mais preconceito, há mais tempo e de forma consistente, é a dos ciganos. Miguel Sousa Tavares prega um sermão aos líderes da comunidade para que abandonem uma vida de crime e tráfico de droga. E claro: Paulo Portas logo veio sugerir que há um Portugal que trabalha para que os ciganos vivam do rendimento mínimo. Neste país, onde os bancos metem abusivamente dinheiro ao bolso, onde existe uma Operação Furacão por faude empresarial em larga escala, onde Paulo Portas nunca explicou a origem de financiamentos suspeitos ao seu partido nem explicou o caso dos sobreiros, nem o caso dos submarinos, os ciganos é que são os malandros..."
.
Percebe-se a intenção: A propósito da questão do racismo, e em particular da forma como a sociedade em geral vê a etnia cigana, RT recorda as incongruências entre o discurso de Portas e a prática de Portas, os dois pesos e as duas medidas da justiça em Portugal, tudo questões que o cidadão comum gostaria ver esclarecidas e modificadas.
Contudo, e RT sabe isso muito bem, não pode uma safadeza justificar outra, caso contrário não restaria pedra sobre pedra do edifício da justiça já meio desmoronado.
Os ciganos, segundo as estatísticas, que não explicam tudo mas evidenciam muita coisa, têm maioritariamente comportamentos censuráveis. Não há nenhuma outra minoria que se lhes assemelhe em dependência do RSI e tanta aversão à inserção social.
.
O racismo é a maior ameaça à sobrevivência das sociedades. Mas a complacência com o crime generalizado é igualmente uma forma de fomento de atitudes racistas.

No comments: