Tuesday, August 05, 2008

FUGA AO FISCO

«A economia informal, ou seja aquela que não é declarada, tem um peso de 22,3 por cento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) oficial, valores que se referem a 2002 e 2003 e que estão muito acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), situada nos 16,4%.
Portugal é, de acordo com o estudo «Economia Informal em Portugal», apresentado esta segunda-feira, o terceiro com o valor mais alto, em igual posição à Espanha, e apenas abaixo da Grécia (com 28,3%) e da Itália (com 26,2%). »
[Portugal Diário]
Transcrito de o Jumento.
.
Os valores referidos neste relatório têm 5 anos. Depois disso, a recuperação de dívidas em atraso e de mais apertada fiscalização contribuiu decisivamente para a redução do défice mas o peso da economia informal ou não declarada pode não ter sido reduzido significativamente: o fisco, em geral, persegue mais facilmente quem se atrasa do que quem não comparece. Em todo o caso a questão que se coloca é sempre a mesma: Como pode o fisco controlar as grandes evasões, projectadas por quem se especializou em canais seguros, se continuarem a contar com os segredos bancário e fiscal?

No comments: