Wednesday, July 16, 2008

TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS



O governado do Banco de Portugal, que como se sabe governa pouco, anunciou ontem as suas previsões e os seus alertas: a economia está cada vez mais pelas ruas da amargura, a inflação sobe, as dívidas nunca foram tão altas. E recomendou que não se aumentem os salários nem se reduzam os impostos. Quanto à primeira recomendação, o PM já disse (mas não seria a primeira vez que se desdissesse) que não há aumentos para os funcionários públicos, quanto à segunda, depois de ter reduzido o IVA em um ponto percentual, que nenhum cidadão comum deve ter sentido no bolso por mais curto que ele seja, mandou reduzir o IMI. Para quê?, ele lá saberá porquê.
.
António Borges junta-se ao coro dos lamentadores, para provar que está vivo, diz-se assustado e avisa que "Não podemos gastar desabridamente como até aqui".
.
Quem é que faz caso que eles dizem? A julgar pelas notícias que ouvi ontem na RTP 2, "as vendas de veículos automóveis em Portugal aumentaram 6% nos primeiros seis meses deste ano, o valor mais elevado observado na União Europeia. Em alguns países, na Dinamarca, por exemplo, as vendas cairam" .
.
Que "teoria económica" explica que, quando os preços dos combustíveis sobem de forma arrasadora, a economia estiola, o desemprego aumenta, a inflação ameaça, o endividamento sufoca, os portugueses sejam campeões nas compras de pópós? Só mesmo a teoria popular segundo a qual tristezas não pagam dívidas, quem vem atrás que feche a porta.

3 comments:

A Chata said...

Seria interessante saber que tipo de automoveis.
Li na imprensa estrangeira que a Mercedes e a Ferrari têem tido crescimento de vendas.
Será que são esse tipo de 'popós' que se têem vendido mais por cá?
Sempre que vem à baila percentagens e estatisricas, lembro-me sempre da velha história:
eu comi 3 frangos, o outro não comeu nenhum, em média comemos 1 frango e meio cada um...

Rui Fonseca said...

Cara Amiga,

Não sei dizer-lhe mas suspeito que tenha havido aumentos nos dois segmentos: gama alta e gama baixa.

De qualquer modo é espantoso que tenhamos mais carros por mil habitantes que todos os os outros países europeus salvo luxemburgueses e italianos.

Quanto à idade da frota, também é das que têm vida média mais baixa.

Quanto a pópós não estamos mal, quanto a autoestradas também não. Quanto a habitação por famílias temos também dos rácios mais (temos mais 30% de habitações que famílias, só a Espanha nos bate).
Temos dos mais elevados consumos de alcool (só o Luxemburgo está à frente, mas temos de considerar que 10% da população luxemburguesa é portuguesa; temos dos índices mundiais mais elevados de consumo de calorias, segundo as Nações Unidas; temos dos melhores sistemas de saúde (10º. lugar segundo a OMS). Temos um rácio alunos/professor (7) que é metade da média europeia. Temos um rácio Tribunais/mil habitantes que é dos mais elevados da Europa.Temos um rácio telemóveis/habitante bem acima da média europeia.

Que é que nos falta?

O FMI diz que estamos há muito anos a viver acima das nossas possibilidades.

Complicado, não é?

A Chata said...

Espantoso?
Diga antes endividados até aos cabelos.

"Quanto a habitação por famílias temos também dos rácios mais (temos mais 30% de habitações que famílias, só a Espanha nos bate)."

Esqueceu a percentagem de casas devolutas, vazias, confiscadas pelo fisco, retomadas pelos bancos e, neste momento, o número de casas para venda.

"Temos dos mais elevados consumos de alcool "

Isto indica o quê?

"...temos dos melhores sistemas de saúde (10º. lugar segundo a OMS)."

Comparado com quê?
Listas de espera de meses para doentes com cancro, com problemas de oftalmologia, falta de médicos.
Acho que, felizmente, não deve ter passado por serviços de urgência dos nossos hospitais.

"Temos um rácio alunos/professor (7) que é metade da média europeia"

E um insucesso e abandono escolar espectacular. Os resultados não são brilhantes como podemos constatar todos os dias.

"Temos um rácio Tribunais/mil habitantes que é dos mais elevados da Europa."

Os resultados é que não são famosos. Apitos Dourados ou Operações Furacão têem servido para encher telejornais mas, resultados práticos, apuramento de responsáveis pelas falcatruas nem vê-los.
Ah, estou a esquecer-me do Vale e Azevedo, preso (com almoços servidos pelo Tavares Rico) mas, até esse está a rir-se da nossa justiça em Londres.

"Que é que nos falta? "

Um planeta novo e começar de novo.