Friday, July 18, 2008

ABANDONO & FALTA DE HIGIENE







.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais:
.
Não residindo em Cascais, é a Cascais que normalmente vou à praia com os netos. Ontem estive, mais uma vez, na Praia da Duquesa. E, mais uma vez aminha indignação se fixou naquelas instalações vandalizadas há muito tempo e também nas duas mansões abandonadas que parecem fazer guardade honra ao avantesma central.
.
Quando ia a sair, depois de subir a ladeira que confina com a mansão da direita, para quem olha o mar, e as instalações degradadas, v ium grupo de crianças, talvez vinte, talvez mais, de idades entre os dois e os quatro anos, à espera do autocarro que as vinha buscar, expostas ao cheiro a urina que tresanda das instalações abandonadas, rodeadas de excrementos de cães, situação esta, infelizmente, muito corrente em Portugal.
.
Por isso decidi-me escrever-lhe esta missiva. Não sabendo eu porque razões estão há tanto abandonadas as instalações que já foram comerciais e as mansões, mas cuidando que é o abandono que fomenta o vandalismo e a falta de civismo, estranho que a Câmara não dê conta das suas dificuldades em superar estes imbróglios ou não o faça deforma suficientemente esclarecedora para cidadãos distraídos como eu.
.
Tratando-se de três enormes chagas na zona nobre de uma vila nobre, elas mereceriam uma intervenção cirúrgica urgente em qualquer país com razoável consciência cívica.
.
Lamentavelmente, também sei que não estou a falar de uma situaçãooriginal porque Portugal está inçado de abortos desde a beira-mar ao interior. De modo que lhe peço, senhor presidente, que pelo menos denuncie os entraves que o levam, enquanto presidente da câmara de uma das mais belas cidades de Portugal a conviver com esta negligência generalizada que assaltou o país e promete não sair tão cedo.
.
Talvez, deste modo, ganhe força para ajudar a derrubar os bloqueios que certamente defronta. Cascais agradecer-lhe-ia, estou certo disso. E Portugal também.
.
Com os meus melhores,

1 comment:

Rui Fonseca said...

Exmo. Senhor
Rui Fonseca,
Agradeço a sua missiva e, de imediato, irei promover a intervenção no local pois, embora sejam imóveis fora da nossa alçada, não deixa de ser nossa obrigação assegurar a higiene e limpeza públicas.
De qualquer modo, aproveito para esclarecer que, se bem identifico os dois edifícios que nos assinala, um deles pertence ao Ministério da Justiça e está em vias de ser alienado em hasta pública para fins hoteleiros, enquanto o outro está sob a jurisdição do Ministério do Ambiente e foi recentemente concessionado para bar e restauração.
Com os melhores cumprimentos,
António d'Orey Capucho
(Presidente da Câmara Municipal de Cascais)