Thursday, July 17, 2008

O ENTRETENIMENTO DO MARCELO

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o programa da RTP em que é protagonista, é um entretenimento e uma forma de promoção pessoal. O mesmo acontece com António Vitorino e todos quantos a quem é oferecido pela televisão estatal um palco e uma remuneração para darem palpites acerca da actualidade política. Já, aqui no Aliás, escrevi acerca do absurdo que é o de pagarem os portugueses uma conta por um divertimento que não encomendaram e que, sem perda de qualidade, pode ser oferecido pelas estações privadas. É certo que Marcelo transitou o seu show da TVI para a RTP 1 por, alegadamente, ter recusado pressões. Mas também é sobejamente sabido que a televisão estatal não é imune a influências estranhas, José Rodrigues dos Santos fez finca-pé neste ponto, levantaram-lhe um processo mas quem acabou por sair foi o presidente da administração que o processou.
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Ontem, soube-se que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir um procedimento contra-ordenacional à RTP e a Generis Farmacêutica devido ao patrocínio publicitário do programa de Marcelo. Marcelo mostrou-se surpreendido e melindrado, não fazia ideia de quem lhe pagava a conta, e prometeu ir apurar com a direcção de informação o que se passou. Não se passou nada, evidentemente, que ele Marcelo não devesse saber. A televisão estatal vive de receitas publicitárias limitadas e de subsídios ilimitados do Estado. Quem paga o quê é uma questão sem sentido já que não há consignação de receitas. Se houvesse, saberíamos o que é serviço público da RTP e quanto pagamos por ele.
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Aliás, a decisão da ERC vai exactamente no sentido oposto daquilo que deveria ser regra na televisão pública: todos os programas deveriam indicar os nomes dos seus patrocinadores, salvo aqueles que, por serem de "serviço público", também são pagos pelos contribuintes. Aqueles pelos quais, não tendo sido cumpridos os compromisso assumidos, se sujeitou a RTP a multas que o governo, generosamente em nome dos bolsos dos contribuintes, perdoou.

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