Monday, March 09, 2015

MOMENTO AMARELO ROSA

A primavera está aí, com sol radiante em fundo azul a iluminar os amarelos vivos mas discretos das mijonas, ou azedas, das maias e das giestas, dos saramagos e das boninas, a exuberância invasiva das mimosas e, em tons mais cálidos, das acácias, ou mais secos dos tojos e das carquejas. 

Quem é que, defronte de um painel destes, pode deixar-se perturbar pelas notícias que dão conta que o sr. Jean Claude Juncker propõe a constituição de forças armadas comuns da União Europeia para responder aos desafios de Putin, que o sr. Dijsselbloem diga a Tsipras e Varoufakis que já se perdeu muito tempo, que Varoufakis reafirme que ou há um plano sustentável e exequível para as complicações gregas ou os gregos serão convocados a novas eleições, que financeiros da City avisem que a saída  da Grécia do euro deitará a eurozona abaixo, que o presidente Cavaco ache o que não deve achar e a sua inversa, que o Novo Banco perdeu de Agosto a Dezembro 468 milhões, elevando para mais de mil milhões as perdas dos bancos portugueses em 2014, mas que vai pagar 800 milhões a emigrantes com dívida do BES, etc. etc. etc., tudo em tons cinzentos, geralmente escuros? É areia a mais.

Prefira-se para registo de hoje o fulgor dos amarelos da  natureza e um quadro rosa que tem por detrás uma história que vale a pena ler aqui. 

No comments: