Tuesday, July 26, 2011

O JOGO DA CABRA CEGA

Ontem o Público noticiava que o director dos Assuntos Fiscais da Madeira era acusado de fraude e branqueamento de capitais, em despacho de acusação de duzida pelo Departamento Central de Acção Penal (DIAP).
.
À noite, ficámos a saber que, apesar da acusação, o director continuaria em funções. Mais: Alberto João Jardim, também ele agora comentador político, numa das suas intervenções semanais na TVI24, afirmava que o artigo do Público era uma calúnia do jornal do senhor Belmiro de Azevedo engendrada por um jornalista afecto ao Partido Socialista. 
.
Uma história mil vezes repetida neste país de opereta política: o jornalista, neste caso, noticia e revela a fonte, o político acusado de fraude e branqueamento de capitais, com responsabilidades máximas na área das finanças públicas regionais, nem se demite nem é demitido; o chefe dele, não comenta a acusação mas acusa o jornalista de caluniar e o senhor Belmiro de Azevedo, sugerindo subliminarmente a mão deste a guiar a mão do jornalista. 

Daqui a uns anos, o processo prescreveu, o jornalista esqueceu, e o director continua a dirigir os assuntos fiscais e outras coisas mais. 

No comments: