Monday, March 19, 2007

OS OTÁRIOS 3

MJ,
.
Leio no site do Público de hoje que " Tribunal de Contas promete especial atenção às obras da Ota e do TGV ".
O presidente do Tribunal de Contas (TC), Guilherme d'Oliveira Martins, garantiu que vai estar especialmente atento aos grandes projectos públicos como a Ota e o TGV, para acautelar o aumento dos custos...".
.
Fico na dúvida se esta preocupação tão temporã não foi rebocada pelos meus avisos que a minha amiga terá, porventura, feito chegar a este presidente de um tribunal que não manda ninguém para a cadeia. De qualquer modo, e pese toda a consideração que o presidente do Tribunal de Contas deve merecer a todos os portugueses, o mais certo é que estas intenções deste senhor presidente não passem disso mesmo, wishfullthinking, de que outros senhores presidentes se borrifam e continuarão, por certo, a borrifar.
.
O Tribunal de Contas está condenado a chegar atrasado: quando mal se precata já tem o caldo entornado, e ninguém vai preso por isso.
.
Se não houver quem perca com os erros nas contas, quando o investimento é público o Tribunal delas pouco ajuda, e quem paga os erros e os abusos são os contribuintes, essa massa geralmente colectivamente acéfala que pensa que quem paga tudo é o Estado.
.
E o Estado, obviamente, é de outros.

No comments: