Friday, March 16, 2007

UMA DA MANHÃ : ONDE ESTÁ O INOINO?

"As pessoas dizem uma e outra vez que a filosofia não progride verdadeiramente, que continuamos ocupados com os mesmos problemas filosóficos dos Gregos. Mas as pessoas que dizem isto não compreendem porque tem de ser assim. É assim porque a nossa linguagem permaneceu a mesma e continua a seduzir-nos de modo a fazermos as mesmas perguntas."
Wittgenstein
.
O Inoino não é nome, é diminutivo. O meu amigo chama-se Inocente (quase inacreditável, não é?, há padrinhos que deviam pagar imposto especial toda a vida), mas, dizia eu, que o Inocente (também há o Inocêncio, mas esse é, ou era?, outro) o Inocente, dizia eu, viu-se ultimamente confundido com a vaga de "presumidos inocentes" que têm arribado à costa. Quando alguém (e têm sido muitos) é constituído arguido, é bom sempre saber-se que arguido não é culpado, e que, até que transite em julgado acção de condenação, qualquer arguido é forçosamente presumido inocente. Foi assim que o nosso Inocente se viu, de um dia para o outro, confundido com uma multidão de outros presumidos inocentes. Inocentes, portanto, sem tirar nem pôr.
.
Para podermos distinguir o nosso Inocente dos outros inocentes, passámos a chamar-lhe "inocente Inocente", inocente em duplicado, mas a fórmula, dá logo para ver, não era feliz. De modo que se adoptou a conveniente diminutização: ficou Inoino, assim mesmo tudo pegado, sem agás, embora possa parecer esquisito à primeira vista. A ele soou-lhe a Isaltino, um presumido inocente, como se sabe, mas habituou-se, e agora não quer outro nome.
.
Sobra um problema agudo, contudo:
.
Se, conforme é da mais elementar regra de Justiça, um arguido é um presumido inocente (inocente, portanto para todos os efeitos) e um inocente presumido (coisa improvável, mas possível) não se cola bem à personalidade simples do nosso Inoino, se já distinguimos o Inoino pelo nome, como é que o poderemos distinguir pela sua condição de não arguido? O Inoino não está inocente, o Inoino é inocente, ainda que o impensável nome dele se preste a confusões.
.
Resumindo: No mundo dos inocentes onde está o Inoino?

No comments: