Friday, March 16, 2007

DUAS DA MANHÃ : O AZAR DE RICARDO III

(Versão revista e aumentada do final de "Ricardo III", de W. Shakespeare)

Em 1485, na noite que antecedeu a batalha de Bosworth Field entre Ricardo III e Richmond, futuro Henrique VII, o pérfido Ricardo é visitado, em pesadelos, pelos fantasmas daqueles que ele tinha matado ou mandado matar. Desfilam-lhe em procissão lenta, Henrique VI, o filho deste, Eduardo, duque de Westminster, o irmão do próprio Ricardo, Clarence, a mulher dele, Anne Neville, Lord Rivers e Lord Grey, e os seus sobrinhos Ricardo (princípe herdeiro) e Ricardo, Lord Hastings e o Duque de Buckingham. Todos eles lhes recordam as condições em que morreram e fazem votos para que ele vacile e morra no dia que está prestes a nascer.
.
Inesperadamente, aparece-lhe ainda Richmond, o seu rival. Fica feliz: em noite de pesadelos era bom ter o fantasma de Richmond entre os fantasmas das suas vítimas. E pensa: Não te esperava tão cedo.
Esclarece-o Richmond: - Pérfido Ricardo, acabas de ser constituído arguido por presumível tentativa de crime de homicídio frustrado. Mas até que a condenação transite em julgado, és considerado inocente.
.
E a verdade é que, para alguns, ainda é.

No comments: