Thursday, March 29, 2007

AFINAL HÁ PETRÓLEO NO BEATO?

A Arte da Fuga em "post" que remete para dois outros de Gabriel Silva, "Taxing sunny days" no
Blasfémias, inspiram-se numa notícia do Jornal de Negócios, mas não comentam, só insinuam.

Deixei comentário no Blasfémias (e recoloquei um comentário meu de Novembro de 2006, no Arte da Fuga):

Que a nova central fotovoltaica de Serpa venha a ser a maior do mundo não me surpreende por aí além. Em geral, os projectos que ganham vantagens com economias de escala (e deve ser o caso) são sempre maiores os mais recentemente instalados.
.
Não tenho conhecimentos para avaliar se esta central de Serpa tem ou não tem justificação económica bastante. Mas esta notícia junta-se a outras que confundem facilmente o cidadão comum.Há dias, Pacheco Pereira em artigo longo desfiava no Público um rosário de lamentações acerca das mazelas que os investimentos em energia eólica e hídrica vão causar na paisagem. E avisava: aproveitem para revisitá-la porque vai acabar! Não falava de Serpa, se bem me lembro, porque Pacheco Pereira não se lembrou dos malefícios das fotovoltaicas, presumo.
.
Ora se as "alternativas" são caras e más porque insiste nelas a EDP, que acaba deanunciar um objectivo na matéria que é duplo do anterior, incluindo investimentos nos EUA?
.
Aliás, esta central de Serpa, não faz sequer parte dos investimentos da EDP e é da conta de outro investidor. Está tudo doido? A começar pelo Ministro da Economia?
.
Recentemente, foi notícia badalada a ameaça de aumento das tarifas eléctricas. O "ex-regulador chefe" afiançava que o aumento era inevitável e não podia deixar de ser brutal. Toda a gente conhecida reconhecia autoridade na matéria ao "ex". O "ex" competente foi substituido, e o novo competente não só não sobe as tarifas como diz que as baixa. Confesso-me completamente baralhado: Se, segundo o que "ex" competentemente afiançava, as actuais tarifas não cobrem os custos de produção e distribuição, quem é que tem pago a diferença. Alguém sabe? Se é algum benemérito anónimo talvez ele pague também os sobrecustos de produção em Serpa!
.
Para complicar a questão prometem-nos o mercado livre da electricidade ao mesmo tempo que nos ameaçam com aumentos de preços.
.
Os jornalistas em Portugal geralmente safam o dia com umas dicas e uns quantos palpites. Os comentadores em jornais e blogues pegam, geralmente, em tudo isto pelos pés. Percebe-se: está provado que as elites gostam das más notícias e o resto segue-lhe o rasto.Haverá por aí alguém que saiba da poda e faça o favor de nos trocar tudo isto por miúdos? É que lamentar a destruição da paisagem é comovedor. Também lamento.Dizer que esta central vai ser um elefante caro, também admito.
.
Mas não se me desfazem as dúvidas quanto às nossas opções energéticas desde o tempo em que o Solnado descobriu que afinal não há petróleo no Beato

No comments: