Wednesday, March 21, 2007

DIAS DE NEVOEIRO

As notícias e comentários políticos dos últimos dias transbordam de CDS. Paulo Portas, se outro mérito não teve com este seu assalto ao Caldas, pôs toda a gente a falar dele, de tal modo que poderia Marques Mendes propor a extinção pura e simples dos impostos e ninguém daria por isso. Os holofotes foram montados no Caldas e não vão ser desmontados tão cedo.
Os jovens liberais estão desconsolados: olhem para onde olharem, só vêm batalhas campais nos territórios que eles presumem ser seus. Paulo Portas, decididamente, não lhes convém.
.
A
A Arte da Fuga junta-se ao coro que se formou nestes dias de nevoeiro tentando vislumbrar, para além neblina, o Desejado.
.
Li a leitura recomendada e chego à conclusão de que houve, certamente lapso na composição: o texto de Tiago Mendes não é leitura recomendada mas leitura requentada.
.
TM diz neste seu texto o que Vasco Pulido Valente dizia numa crónica há uns dias atrás, que era o que ele dizia noutra crónica mais atrás, e assim sucessivamente para trás, ainda que de forma mais abrangente a todo o espectro político: não há políticos capazes em Portugal, quando temos de arranjar um primeiro-ministro temos de ir buscá-lo ao sótão.
.
Com alguma dificuldade Tiago Mendes descortina algumas potencialidades em Paula Teixeira da Cruz porque ainda é relativamente desconhecida. Se subir para o pódio o mais certo é evidenciarem-se-lhe cicatrizes.
.
Ora o problema maior de Portugal não é vermos o VPV (que já está velho) a chorar para um lado( e já se sabe porquê) mas termos, por outro lado, o Tiago Mendes e muitos outros jovens, mais liberais ou menos liberais, lavados em lágrimas.
.
Numa perspectiva liberal de que o mercado (a mão invisível) é infalível (eu diria, mais ou menos) na conjugação arbitral entre a oferta e a procura, há uma incógnita imensa que é primordial resolver para que a tal mão não se desprestigie: Se há políticos capazes a menos (a acreditar em TM parece que não há mesmo quase nenhuns, se algum há) e analistas argutos e inteligentes a mais, o que é que impede que tantos jovens de elevado potencial tomem conta do barco?
.
Quanto às sugestões de Tiago Mendes para formatar um Partido Liberal coloca-se-me uma grande dúvida: se no elenco de posições ou propósitos é possível a coabitação do liberalismo económico e do liberalismo dos costumes.Até hoje, suponho, é na dificuldade dessa conciliação que têm residido os maiores obstáculos à sustentação de um liberalismo coerente com a sua designação.
.
Ou não?

No comments: