Nestes últimos tempos as surpresas têm sido tão altas e bravas como as vagas das ondas das marés-vivas.
Mas a altura da surpresa do dia de hoje é notável.
"O Secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos afirmou que os mísseis hipersónicos balísticos da China podem afundar a frota de porta.aviões norte-americanos em 20 minutos sem possibilidade de defesa" - c/p aqui.
É credível que uma hipótese tão alarmante para o poder, até aqui, geralmente considerado hegemónico, norte-americano seja tornada pública pelo, formalmente, mais alto responsável pela defesa dos Estados Unidos?
A nomeação de Pete Hegseth para o cargo de Secretário de Estado da Defesa foi alvo de muitas reservas, mesmo entre Republicanos. Mas a decisão de Trump impôs-se e os críticos calaram-se.
O que é mesmo surpreendente nesta revelação, entretanto chegada a todo mundo, não é Pete Hegseth ter dito o que disse desta vez, mas o facto de não ter sido ainda, nem talvez venha a ser, desmentida a revelação de uma vulnerabilidade bélica precisamente onde o poder sobrerano norte-americano tem sido mais preponderante.
Outra leitura do Jornal de Negócios de hoje revela que a China está disposta a negociar com EUA mas só se Trump mostrar "mais respeito" Washington disse que "a bola está do lado da China" e a nação respondeu, mas com exigências. Pequim quer uma maior consistência dos EUA e "mais respeito" para começar a negociar."
Há sete anos, anotei neste caderno de apontamentos algumas reflexões suscitadas pela Armadilha de Tucídides.
Em A História da Guerra do Peloponeso o historiador grego admite como muito provável a ocorrência de uma guerra sempre que uma potência hegemónica é desafiada por outra emergente.
Tucídides viveu os acontecimentos da guerra (431-404 a.C.) e o seu prognóstico viria a confirmar-se em 16 ocasiões idênticas.
Que os Estados Unidos da América, actualmente governados por Trump e seus ajudantes tenham ouvido de Xi Jimping o aviso de que deverão ser mais consitentes e ter meis respeito e o Secretário de Estado da Defesa da administração Trump diga ao mundo que a China pode afundar todos os porta aviões norte americanos em 20 minutos, parece pertinente, mas também impertinente, perguntarmo-nos para onde vai este mundo dentro de pouco tempo.
No comments:
Post a Comment