Wednesday, September 14, 2022

O MUNDO É MONÁRQUICO

O mundo é monárquico?

Aparentemente, pelo menos, o fascínio da espécie humana pela monarquia é geral e tem milénios, ainda que muitos se digam republicanos de sete costados.

As andanças do corpo de Isabel II  (Elisabeth, no original) desde o local onde faleceu no seu castelo de Balmoral, na Escócia, no dia 8 deste mês até à abadia de Westminster de onde sairá o funeral para a capela de São Jorge no seu Castelo de Windsor no dia 19, são um espectáculo admirado por milhões de pessoas, presencialmente no Reino Unido, pela televisão por centenas de canais televisivos.

O que fez Isabel II de notável para ser tão adorada ou, pelo menos, tão admirada?

Pelo que fez, segundo a pretensa original opinião, aqui, de um crónico cronista, do Público, Isabel II é digna de pena.

"Faz pena uma mulher que perdeu uma vida inteira a agradar aos outros. Faz pena uma mulher que nasceu com tantas maneiras de passar agradavelmente a vida — com amor, terras, família, tempo, dinheiro e sentido de humor — ter passado tanto tempo em cerimónias públicas, a aturar pessoas das quais qualquer pessoa fugiria se pudesse." 

Esqueceu-se, ou desconhece, o cronista que Isabel II foi hábil gestora financeira : The sovereign’s wealth: UK royal family’s finances – explained. Entre aturar terceiros e os dissabores da sua prole, sua majestade também se divertiu a aumentar uma enormíssima herança, que ninguém saberá calcular. 

Faz pena.


No comments: