Tuesday, April 26, 2022

O QUE PODE FAZER GUTERRES?

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres está hoje em Moscovo para falar com Putin.
O que pode fazer Guterres para alcançar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia?
Pode o que pode e, convenhamos, Guterres enquanto Secretário-Geral da ONU, pode muito pouco, tão pouco que será nada.
Putin não desistirá do arrasamento em curso na Ucrânia, e se vir que, para atingir os seus objectivos (que só ele sabe quais são) precisar de recorrer a todo o potencial destruidor ao seu alcance, ele o disse, não hesitará.
Putin continua a exibir o seu potencial nuclear e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, alertou ontem, segunda-feira, para o perigo “real” da Terceira Guerra Mundial.
 
Se há um campo em que Putin tem assumido posições muito claras é na insistência em exibições do seu potencial bélico e, muito particularmente, do seu poder de destruição nuclear.
O que pode fazer o mundo que o ouve e entende o que ele diz, perante a perspectiva de um arrasamento global que elimine a espécie humana?
Submeter-se ao diktat de um Super Terrorista? 
 
Não acredito que Putin recorra ao poder nuclear para atingir o que pretende, ouço dizer.
Putin "ordenou no dia 27 de fevereiro (cinco dias depois de iniciar a invasão da Ucrânia) ao ministro da Defesa e ao chefe de Estado-Maior que ponham a força nuclear dissuasora do exército russo em alerta especial de combate", numa reunião televisiva com os seus chefes militares, citada pela agência AFP. Voltou depois a repetir o alerta, e o seu ministro Lavrov viria explicar que dissuasão não significava que não fossem os russos os primeiros a disparar.

Admitamos que Putin não recorrerá ao poder nuclear que detém mesmo que se encontre em situação de reconhecimento de não concretização dos seu objectivos bélicos.
Mas enquanto o potencial nuclear global não for totalmente desmantelado, mais dia menos dia, mais mês menos mês, mais ano, menos ano, um Super Terrorista qualquer limpará a espécie humana do planeta. 

E eu, repito o que aqui tenho escrito sobre este assunto: o mundo adulto e consciente do perigo nuclear tem obrigação de informar a juventude de todo o mundo deste perigo que impende sobretudo sobre ela. 
Porque só uma mobilização global da juventude pelo total desmantelamento nuclear pode obrigar o poder dos senhores que governam o mundo a desarmarem o maior perigo que ameaça a espécie humana. Não é o único, pois não, mas é certamente o mais iminente. 

António Guterres podia, e deveria, penso eu, esclarecer a juventude que o potencial atómico bélico global tem dimensão mais que suficiente para destruir a vida na Terra.
Não é prudente atormentar a juventude com esta hipótese real?
Penso que é criminoso que a população adulta consciente não o faça.

---

Há seis dias ...

 
 
Ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, alertou esta segunda-feira para o perigo “real” da Terceira Guerra Mundial ... diz estar confiante de que “tudo terminará, naturalmente, com a assinatura de um acordo”, mas “os parâmetros desse acordo serão definidos pelo estado em que a conflito estiver no momento em que o acordo se tornar realidade”. - aqui
 
Subentende-se que, para Lavrov, tudo terminará e o acordo será assinado quando a Rússia considerar ter arrasado o que, para já, quer arrasar na Ucrânia. 
 
Hoje, o secretário-geral da ONU, António Guterres, é recebido pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de pois de  um encontro com chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, no contexto da ofensiva russa em curso na Ucrânia. Após a visita a Moscovo, Guterres irá ser recebido a 28 de Abril em Kiev pelo chefe de Estado ucraniano, Volodimir Zelenski - aqui  

 
Prudentemente, Guterres não confia na descontaminação do ar respirável no Kremlin ...

1 comment:

Anonymous said...

Muito bom, caro Rui.