Monday, January 03, 2022

PRODUTIVIDADE

Produtividade, produtividade, produtividade ...
Não faltam comentadores, há mais comentadores profissionais que moscas neste país, a clamar que o país está no charco porque a produtividade é fraquinha.
E é. Porquê?
Sector público e sector privado colhem, cada um, grosso modo, metade do PIB.
Qual é a produtividade do sector público em Portugal?
É difícil responder. A resposta mais simples seria o quociente entre o VAB do sector público e o número de empregos no sector, mas ficamos na mesma.
Aliás, se no VAB o pagamento de remunerações apanha a maior fatia, o aumento das remunerações no sector público sem correspondente aumento da produtividade no sector equivale a uma transferência de VAB do sector privado para o sector público.
Parece, portanto, que uma análise da produtividade do sector público só pode realizar-se por via indirecta. Se comparamos produtividade em Portugal com, p.e., a produtividade no pelotão que corre na UE, forçosamente se torna necessário segmentar a comparação.
Como comparamos a produtividade da Justiça em Portugal com a produtividade dos outros corredores no pelotão? A produtividade na Justiça é fulcral para o aumento da produtividade do país. Espero não estar a dizer nada de novo, que esteja a dizer o que é óbvio. Ou não?
O mesmo na Educação. Proclamamos que temos hoje a juventude mais bem preparada de sempre. Admitamos que é verdade. Estamos a correr no pelotão, ainda não descolámos, mas estamos cada vez mais para trás. Porquê? Comparem-se os indicadores críticos. Segundo o relatório anual do PNUD, estamos persistentemente  a cair no ranking mundial. Desde 2000, descemos do 28º. lugar para o 38º em 2019., posição, neste caso, do IDHAD, índice de desenvolvimento humano ajustado pela desigualdade. E porque caímos persistentemente? Sobretudo pelo critério de avaliação da educação.
Que fazer? Comparar e tirar conclusões.
Na estrutura do tecido empresarial. Ouve-se mil uma vezes repetido que os nossos pequenos empresários não têm formação, que os trabalhadores têm mais formação que os pequenos empresários, que a economia portuguesa vive de pequenas e médias empresas, como se tal facto fosse, por si,  uma vantagem. Não é. Temos pequenas e médias empresas a mais e grandes empresas a menos. Como fazer crescer as PME sem diabolizar as grandes empresas? Comparem e tirem conclusões.
Destaca-se, frequentemente, a importância do turismo. Mas pode uma economia que se quer produtiva e crescente sustentar-se em grande medida no turismo?
Não pode.
Há muitos anos, na ressaca do Verão de 1975, o Prof. Pereira de Moura afirmava, com nítido exagero, que o turismo é a prostituição da economia. Não é, mas vive muito da vida fácil, de empregos de baixa ou mediana qualificação. Do turismo vivem os restaurantes, de emprego não geralmente muito qualificado. O que também lhes vale é os portugueses adorarem comer em restaurantes por se terem esquecido de cozinhar em casa.


No comments: