Monday, December 27, 2021

COMO NASCEU O NATAL

"A Europa tem uma cultura que convém proteger sobretudo face a modos de estar que reagem fortemente aos valores que constituem os pilares da sua civilização. 

Soçobrar na sua defesa acarreta o risco de um regresso às trevas da Idade Média.

Basta não fechar os olhos ao que se está a passar em muitas cidades europeias, onde hordas de fanáticos religiosos estão a impor comportamentos abomináveis nos guetos que dominam, para perceber a relevância dessa defesa.

Lamentável será deixar à iniciativa da extrema-direita a denúncia dessas situações e a defesa desses valores. 

Quem se revê na democracia e na liberdade não poderá deixar de ter um papel activo nessa defesa."

----

Totalmente de acordo contigo, JB.

Só não penso que a citação de palavras com conotações religiosas possa ser uma barreira à expansão de práticas que são contra a cultura europeia.
Nos EUA, onde a diversidade religiosa é bem maior do que a que se observa na Europa, adoptaram a expressão "Winter Break" para este período do ano, sem que isso tenha beliscado a celebração do Natal pelas famílias cristãs. O Hanukka que, como bem sabes é uma festividade religiosa judaica que se prolonga desde a tarde de domingo de 28 de novembro até à tarde de 6 de janeiro (mês judaico) coincidindo em grande medida, aliás ultrapassa, o período das festividades das comunidades cristãs, católicas, ortodoxas, etc. As comunidades indianas celebraram o Durga Puja este ano entre 11 e 15 de outubro. Os chineses celebram com grande exaltação o primeiro dia do ano chinês ... etc., etc, etc.
Como se conciliam convivências num mosaico tão diversificado?

Em França, onde a questão da expansão islâmica está a pôr os nervos dos franceses "puros" em pulgas, o assunto está a estremecer a democracia fundada na liberdade, igualdade e fraternidade. Parece, segundo alguns, necessário juntar laicismo. O "Expresso" deste fim de semana, publica um interessante artigo sobre o assunto - Porque tem a França tanto medo de Deus?

Se a Europa tem crescimentos demográficos insuficientes, as entradas de imigrantes exigem políticas concertadas e adequadas ao fenómeno. É difícil, pois é, mas não se podem suportar em raciocínios do tipo "Querem-nos tirar o Natal!,  um dia destes colocam todas as obras dos grandes pintores que exaltam o cristianismo na fogueira!"
Isto porque a Comissária da UE para a Igualdade, além de outras propostas, algumas das quais também considero ridículas, se atreveu, mas já recuou, a propor que passem a ser omitidos termos com conotações religiosas em documentos oficiais.

O Natal não corre qualquer perigo se deixar de ser referido em documentos oficiais. É uma celebração cristã no dia 25 de dezembro, a 7 de janeiro nos países eslavos e ortodoxos, com origem na celebração do nascimento do Deus Sol no solstício de inverno e ressignificada pela Igreja Católica no  século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré . A Wikipédia é um manancial de sapiência! E ainda por cima, gratuito. 

É o que me parece.

No comments: