Tuesday, April 07, 2020

PÔR OU NÃO PÔR MÁSCARA





JACINTO GONÇALVES
VICE-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA

A atitude da Organização Mundial de Saúde (OMS) na gestão da crise do coronavírus mostra, à exaustão, o risco que existe para todos nós, cidadãos do mundo, de eleger para cargos internacionais indivíduos escolhidos por consenso, geralmente político, e não seleccionados pelo seu mérito, competência ou inteligência.
Nesta crise a OMS foi sucessivamente ambígua, ziguezagueante e contraditória. A gestão da crise assemelhou-se mais à que faria um criador de carneiros na Austrália perante uma infeção nos animais. Foi preciso deixar morrer uns tantos animais para salvar o rebanho! O objetivo não era “comprimir a mola”, “ atrasar o pico” ou “aplanar a curva”.
Ao ouvir estas afirmações parece que estamos a falar de ensaios de laboratório com ratinhos. Por muito boa vontade que tenham as nossas autoridades, não devem ir a reboque de orientações estúpidas da OMS. Oiçam pessoas com experiência clínica, como o Professor Fausto Pinto.
O primeiro objetivo nesta crise é reduzir ao máximo o número de infetados, e não aceitar como uma fatalidade que tem de haver muitos doentes e que devemos apenas distribui-los no tempo. E o único meio de reduzir o número de infeções é tomar medidas drásticas de isolamento social. E nestas eu incluo o uso de máscaras, de luvas e de óculos, para toda a gente, em sítios públicos.
Sobretudo a máscara é essencial para fortalecer o isolamento social. E não são necessárias máscaras cirúrgicas difíceis de conseguir. A República Checa deu o exemplo de como as máscaras caseiras são eficazes. Uma echarpe ou um lenço a tapar a boca e o nariz são melhor que nada. Porque o objetivo não é proteger-nos a nós. É proteger os outros da nossa infeção potencial que ainda não deu sintomas mas já é infetante. E se for necessário um contato de proximidade use luvas e óculos. Luvas de borracha, de plástico, ou mesmo de pano. Que pode recuperar mergulhando-as durante meia hora numa mistura de água com lixívia a 1/10.
Os óculos não são especiais, são os seus. Todas estas medidas têm de ser musculadas e obrigatórias para toda a gente. Porque eu não quero ver os meus colegas nas Unidades de Cuidados Intensivos a arriscar a vida longe das famílias, enquanto todos nós já aceitámos que tem de morrer muita gente, incluindo muitos médicos e enfermeiros, enquanto a curva se vai aplanando.

Artigo publicado hoje no Expresso

No comments: