Monday, October 30, 2017

PORQUE NÃO ACABA O TERRORISMO INCENDIÁRIO?


Notícia publicada hoje no DN informa-nos que, durante este fim-de-semana, "Avião da Força Aérea detetou início de fogos e pessoas a fazer queimadas". Finalmente, concluíram os da defesa civil do território que, perante um inimigo permanente e progressivamente mais poderoso, tornou-se imperioso o recurso aos meios militares e que a defesa militar não faz sentido se não participar no combate ao terrorismo incendiário. 

Porque é que, só agora, a Força Aérea foi chamada a participar no combate ao único inimigo previsível e conhecido a entrar em território português, é uma questão que não tem resposta publicamente conhecida. E nem é previsível que venha a ter, considerando a posição genuflexória do poder político em Portugal perante os militares. Uma posição que roça o ridículo quando, do ministro da Defesa, não sai decisão de responsabilização dos militares que, por incompetência, conivência ou desleixo, deixaram roubar ou promoveram o roubo das armas de Tancos.    

Porque é que, mesmo depois da dimensão da tragédia, alguns terroristas incendiários continuam a actuar sem que a polícia e a justiça lhe imponham penas que os castiguem de modo tão exemplar que lhes erradiquem de vez a motivação para a reincidência e a outros desmotivem a iniciação na prática do terror incendiário, só pode atribuir-se aos que fazem e aprovam as leis, às polícias e aos tribunais. 
Enquanto as leis não apontarem para limites penais eficientes, que preferencialmente, apontem para o ressarcimento dos danos, pessoais e materiais, provocados, pela execução dos valores dos bens do criminosos, as vagas de incêndios voltarão quando se sabe, razoavelmente bem, quando voltarão.

Não se esgota, longe disso, no combate ao terrorismo incendiário a defesa do território florestado. 
Mas é aquele combate que, sendo o de implementação mais imediata, continua, estranhamente, ausente dos discursos oficiais e da discussão pública.

---

Correl . - Fotos inéditas de fogos florestais misteriosos



2 comments:

Tiago said...

Boa tarde,

Aceita parceria (troca de links) entre os nossos dois sites?
https://politicaportuguesaeinternacional.blogspot.pt/

O meu é um blog de actualização de notícias e de opinião pessoal sobre política e relações internacionais de dois colegas de carteira do curso de RI da UAL. Destaque para política portuguesa, europeia, brasileira e americana e claro para a nossa paixão comum as relações internacionais mundiais.

Desde já os meus parabéns pelo seu trabalho e acho que podemos ganhar os dois com esta parceria.

O que lhe parece? Obrigado
Cumprimentos
Tiago Wemans

Rui Fonseca said...


Boa tarde!

Já coloquei link.

Bom curso e bom futuro!