Thursday, February 25, 2016

GRANDESSÍSSIMOS COMUNISTAS

Apesar do extraordinário desenvolvimento económico da China nas últimas décadas, o país mais populoso do mundo ocupa uma posição modesta (a 90ª.) no ranking do Programa para o Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (PNUD). Ainda assim, a sua posição relativa beneficia de um PIB/capita de 12547 dólares (cerca de 25% do valor calculado para os EUA) em termos de paridade de poder de compra, sete posições acima do seu posicionamento no Índice de Desenvolvimento Humano (HDI) que conta com os indicadores de educação e saúde.

Cuba, o outro país que se reclama comunista, ocupa a 67ª. posição apesar do seu PIB per capita (7301 dólares) não atingir 60% do valor do PIB/capita na China. A vantagem de 47 posições no ranking do HDI é conseguida com os excelentes indicadores nas áreas da saúde e da educação. 
Da Coreia do Norte, o outro país que se diz comunista, não há indicadores no ranking do PNUD.

Ocorreram-me estas observações a propósito desta notícia : Pequim ultrapassou Nova Iorque e é a cidade dos super ricos.
Se a China ainda é um país comunista, é um país de muito pequenos, pequenos, médios, grandes e grandessíssimos comunistas.

1 comment:

Pinho Cardão said...

Mas, Rui, com uma ou outra nuance, é isso o comunismo. Dantes, eram os dirigentes que usufruíam de todo o bem estar; agora, com o socialismo de mercado, a coisa democratizou-se.