Sunday, November 23, 2014

AS LIBERALIDADES QUANDO NASCEM SÃO PARA TODOS

ou não?

O Expresso de 14 de Julho informava que - vd. aqui - "Ricardo Salgado terá recebido 14 milhões de euros - e não 8,5 milhões - do construtor José Guilherme, revelam as jornalistas Maria João Babo e Maria João Gago no livro "O Último Banqueiro", que será lançado em Lisboa a 15 de julho. Este terá sido o montante pelo qual José Guilherme agradeceu os conselhos que Ricardo Salgado lhe terá prestado sobre o mercado angolano" e que "Os contornos sobre esta situação já tiveram outras versões e fizeram correr muita tinta nos jornais - a propósito das investigações sobre o Caso Monte Branco e sobre a Operação Furacão. Agora, descobre-se que esta quantia acabou por ser justificada ao Banco de Portugal por Ricardo Salgado recorrendo à curiosa figura jurídica da "liberalidade"*, aceite pela lei portuguesa."

Ontem, o Expresso/Economia revelava a carta que Ricardo Salgado escreveu ao Banco de Portugal, datada de 21 de Novembro de 2013, confirmando ter recebido 14 milhões de euros do sr. José Guilherme em retribuição e por amizade dos conselhos que ele, Salgado, lhe deu. Esclarecendo o Expresso que a notícia de que Salgado havia recebido dinheiro de José Guilherme tinha vários meses: quando o jornal "i"** a publicou, falava em honoráriode 8,5 milhões. - vd. também aqui

Hoje, afirma-se aqui que "segundo dão conta vários órgãos de comunicação social, a denúncia que levou à detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates terá nascido na Caixa Geral de Depósitos.

Ao abrigo da lei do branqueamento de capitais, o banco do Estado terá suspeitado de várias transferências fracionadas de Adelaide Carvalho Monteiro para a conta bancária de José Sócrates. Nesta altura, o antigo governante estaria a estudar em Paris, França. O dinheiro transferido por Adelaide Carvalho Monteiro teria antes passado por contas ligadas a Carlos Manuel Santos Silva, empresário e ex-administrador do Grupo Lena, amigo de José Sócrates, que também foi detido para interrogatório..."

---
* Salgado pediu pareceres, que lhe disseram que não havia problema - e aceitou. (Expresso/Economia  de ontem, pag. 10)
** Do Grupo Lena até Junho de 2011 -vd. aqui. Actualmente propriedade da Newshold (angolanos)
- vd. aqui
---

No comments: