Saturday, July 02, 2011

DE FACTO, UM ESCÂNDALO

Francisco José Viegas, autor de  "Origem das Espécies", e agora Secretário de Estado da Cultura, está a ser penhorado por dívidas ao fisco relativas ao IRS de 2007. Um contribuinte cumpridor estará, nesta altura, a receber notificação para pagar o IRS de 2010. O F J Viegas já vai, portanto, com três anos de atraso. O que se passa com o IRS de F J Viegas devido pelos rendimentos declarados respeitantes a 2008 e 2009, as notícias não dizem.

O que as notícias dizem é que F J Viegas ainda não pagou o IRS respeitante  2010, uma bagatela de 42 mil euros!,  porque o fisco não terá atendido ao facto de F J Viegas viver em regime de comunhão de facto e não de casamento.

Em qualquer país onde a vergonha fosse uma barreira ao descaramento político, F J Viegas a esta hora já se teria demitido. De facto, de que cultura pode F J Viegas impregnar este país, onde foi chamado a promovê-la, se vem enrolando a manta dos seus deveres fiscais invocando a sua condição de unido de facto mas não casado, como eu, por exemplo, de facto unido?

Por que bulas, senhores governantes, a esmagadora maioria dos portugueses que, conforme os costumes da terra, sendo casados, e, portanto,  de facto, unidos, são, por esse facto, prejudicados relativamente aqueles que, como F J Viegas, são unidos de facto?

Este país, onde o Estado é um animal manso, continua a ser, de facto, um sítio frequentado por muitos sem vergonha.

No comments: