Monday, October 31, 2005

PARECE MENTIRA

Senhor Director do jornal

O FIGUEIRENSE Sintra, 2005-04-01

Acabo de receber o jornal de hoje e, se é verdade o que leio na página 4, para o senhor advogado Nuno Biscaia, “ a redução das férias (judiciais) não pode colocar em causa a suspensão dos prazos processuais actualmente existentes” porque a suspensão dos prazos nos processos permite aos advogados “arrumar a secretária”.

Eu pertenço, senhor director, ao conjunto de contribuintes com os impostos em dia mas mal informados ou mal preparados, quiçá mal dispostos, que nunca compreendeu por que razão os Tribunais não funcionam durante todo o ano e acumulam cada vez mais processos, alguns dos quais se arrastam até prescrições vergonhosas para um país civilizado.E eis se não, senhor director, que o advogado Nuno Biscaia, de forma frontal e inigualavelmente transparente, vem dar-nos uma razão, porventura questionável mas de qualquer modo pertinente, para a síncope anual que caracteriza o trabalho nos Tribunais: nessa altura do ano arrumam-se as secretárias. Se os prazos processuais não são suspensos por dois meses, os papeis amontoar-se-ão nas secretárias e os senhores advogados afundar-se-ão em maré alta de papeis; se não há férias de dois meses por ano corremos o risco de perder a Classe.

Andamos sempre aprender.

Há muitos anos tive um colaborador, o Santiago, que trabalhava com outros dois colegas. Ele sentava-se entre os outros e o trabalho repartia-se, em cadeia, pelos três. Um dia encontrei-os parados e o serviço por fazer. Indaguei sobre o que se passava, respondeu-me o Santiago que olhava fixamente para o fundo da sala, que estava a “descansar as vistas”. Recomendei-lhe que consultasse oftalmologista. Respondeu-me que já tinha ido e não havia problemas nos olhos dele. Só precisava de descansar as vistas de vez em quando.

Há pessoas assim.

No comments: