Wednesday, May 07, 2008

TIO LINO

O Tio Lino está a caminho dos noventa mas continua com mau feitio. Há dias, perguntou-me de chofre: Sabes o que é isto? Sei, foi um frigorífico, agora deve estar avariado. Qual avariado, qual quê, menino, isto agora é uma chocadeira de pintos. Pois tu não sabes que o que arrefece também aquece? A gente troca-lhe as voltas como deve ser e um frigorífico passa a chocadeira de pintos em menos de dois tempos. Estás a vê-los? Tem regulador de temperatura e tudo, senão coziam, não chocavam.
.
Anteontem, passei por lá outra vez, e ele: Sabes quantos pintos tirei? Catorze, morreu um nas cascas, não sei porquê, mas estou a investigar.
.
A casa do Tio Lino fica junto ao Centro de Dia, contam-se por dezenas o número de pessoas idosas, nem todas inválidas, que ali passam o dia, conversam, jogam, almoçam e voltam para casa à noite. Aos que não podem deslocar-se ao Centro, por incapacidade física, entrega-lhes o Centro o almoço em casa por um valor acessível.
.
O Tio Lino não vai ao Centro nem pede nada ao Centro. Faz ele mesmo as suas refeições e no quintal (aliás, nos quintais, porque o Tio Lino tem dois) cultiva, com ajudas pagas à medida das necessidades, couves, batatas, cenouras, nabos, alfaces, a horta não tem de tudo mas quase.
.
Lembro-me sempre do Tio Lino quando ouço os políticos, os críticos e outros almas aflitas que povoam este país gritarem que vem aí a fome, como se por tanto clamarem pudessem os deuses comoverem-se e nos garantirem a todos um lugar morno em Centros de Dia, independentemente da idade.

No comments: