Hoje de manhã ouço na rádio que outra bomba da Eta rebentou no País Basco; à tarde leio no jornal Público que o vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josef-Lluís Carod Rovira, afirmou que a Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente e quer o apoio de Portugal para a independência da província autonómica. "A Catalunha é como Portugal sem os Restauradores, (...) se as coisas tivessem sido ao contrário, hoje Portugal seria uma região espanhola e a Catalunha um Estado independente", diz Rovira.
.
Caminhando a União Europeia para a progressiva federalização, imposta pela necessidade de garantir a coerência exigida por uma uma união que deixou de ser apenas económica, é cada vez mais pertinente perguntar o que é ser amanhã europeu e independente.
.
Estamos na Europa e no Mundo, inevitavelmente, cada vez mais próximos uns dos outros e, fatalmente, interdependentes. Alguns Bascos e Catalães só não entendem que seja assim por razões particulares. Se algum dia o País Basco e a Catalunha forem independentes sê-lo-ão menos que hoje. A menos que se excluam da União Europeia e se albanizem.
1 comment:
Ibarreche y Rovireche.....¿Pretenden integrarse en la República Francesa?
Post a Comment