Friday, December 01, 2023

PRIMEIRO DE DEZEMBRO

No dia 1 de Dezembro de 2008, anotei aqui neste bloco de notas algumas considerações sobre o feriado no dia de hoje.

Quinze anos depois, considero que não tenho nenhuma razão para alterar o que me ocorreu escrever naquela altura sobre este feriado nacional.

Um velho amigo meu comentou, então, 
"a maior parte dos portugueses não faz a mínima ideia por que lhes dão estes dias de folga”. Testei o reparo e confirmo: desde «foi por causa do Conde Andeiro» até «por os espanhóis nos terem invadido» encontrei de tudo num pequeno inquérito em círculo restrito (pequenos equívocos, mas também muitos acertaram). Nos dias de hoje concordo que será um feriado sem sentido, mas há mais alguns. “A grande vantagem, percebe-se agora, foi passarem os portugueses a terem mais um feriado». Está historicamente comprovado que a administração castelhana foi economicamente ruinosa para Portugal..." 
 
Terá sido, como disse o meu amigo, "a administração castelhana ruinosa para Portugal"?
 
A adjectivação ruinosa pode ser abordada sob múltiplas perspectivas, inclusivamente a da projecção da evolução histórica, observando que continuam ainda agora a reclamar independência de Espanha os povos da Catalunha que viram sufocada a sua rebelião quando se separaram os portugueses da coroa vizinha. Inquestionável, é o facto de a recuperação da independência de Portugal ter estrangulado, deprimindo-as, as regiões fronteiriças de um lado e do outro, condenando-as, ainda hoje, aos níveis de menor desenvolvimento económico e social em toda a Península Ibérica.
 
Analisado, de modo simples, o período da administração castelhana, recorrendo à Angus Maddison - The World Economy - A Millennial Perspective / Historical Statistics - observa-se, além do mais, que 
 
Em 1500 o GDP (gross domestic product) Per Capita, medido em dólares de 1991, era em
- Portugal - 632
- Espanha - 698, cerca de mais 10% que em Portugal
 
Em 1700
- Portugal - 854
- Espanha - 900, cerca de 5% mais que em Portugal
 
Serão muito poucos os que nos dias de hoje festejam o Primeiro de Dezembro de 1640. 
A grande maioria esqueceu ou nunca soube por que razão histórica hoje foi feriado. 
---


No comments: