Monday, July 31, 2023

CHEGOU A ERA DA EBULIÇÃO GLOBAL

"... O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem o hábito de fazer pronunciamentos apocalípticos sobre mudanças climáticas. Mas é impossível ignorar o seu último aviso quando os cientistas confirmam que julho se tornaria, desde sempre, o mês mais quente registado na Terra. "A era do aquecimento global", declarou Guterres em entrevista colectiva na sede das Nações Unidas em Nova York na quinta-feira. "A era da ebulição global chegou"

Em todo o mundo vimos os efeitos severos do que equivale a uma emergência planetária em andamento. Ondas de calor recentes atingiram a América do Norte, Europa, Norte de África e Oriente Médio,  desencadearam incêndios florestais em ambos os lados do Mediterrâneo e incêndios incineraram milhões de hectares de terra no Canadá. Uma monção recorde inundou partes do norte da Índia. Um aumento nas temperaturas oceânicas confundiu e alarmou os cientistas, enquanto um estudo recente sugeriu que o aquecimento global estava a causar o colapso de um importante sistema de circulação no Oceano Atlântico. Enquanto isso, no inverno hemisfério sul, estão a congelar menos áreas do mar da Antártica..." 

" Apesar da evidência visceral de um planeta em mudança e de todas as súplicas dos funcionários da ONU e cientistas climáticos, há pouca unanimidade sobre o que deve vir a seguir. Governos de todo o mundo apresentaram planos e compromissos para reduzir drasticamente as emissões e descarbonizar suas economias. Mas as medidas necessárias para evitar o aquecimento planetário além de um limite considerado pelo consenso científico como catastrófico para o planeta ainda estão a ser difíceis de vender. Os partidos de direita em todo o Ocidente estão a explorar a inquietação pública sobre as políticas verdes..." - vid. artigo completo aqui.

---

correl. - Sick of hearing about record heat? Scientists say those numbers paint the story of a warming world

Histeria climática ou competitividade e adaptação? 

 

No comments: