Sunday, January 23, 2022

PERGUNTAR, OFENDE?

Reconheço que há perguntas que podem ser ofensivas.

Anteontem, perguntei aqui"No caso de um conflito armado (mais provável que impossível) de que lado se posicionariam os comunistas portugueses?".

O amigo L., perguntou-me hoje, a este propósito: 

Mas resposta a essa pergunta interessa-te a ti ou aos Comunistas (presumo que queiras significar militantes e simpatizantes do PCP)? Acho que não será difícil, pelo que conheço do partido, formular uma resposta politicamente correta: Contra a guerra! Nem por uns nem por outros.

Estimado L.,

Também eu sou, todos somos contra a guerra. Ou quase todos.

A questão não é essa mas saber de que lado estarão os comunistas portugueses se houver um confronto bélico na Ucrânia, sem desviar a resposta para o politicamente correcto.
O C C. remeteu-me para três referências sobre o assunto no facebook, uma remissiva que me pareceu significar não querer C C. dar a sua, certamente, fundamentada opinião.
Como não frequento o facebook não me tinha apercebido que a pergunta já tinha sido foi feita a Jerónimo de Sousa pelo jornalista da RTP1 Vítor Gonçalves: se a Rússia invadisse a Ucrânia, Jerónimo de Sousa apoiaria sanções contra Putin?
Não sei qual a resposta de Jerónimo de Sousa porque o comentário não diz mas considera a pergunta "preconceito anti comunista rasteiro indisfarçável"

Isto é, fiquei sem resposta.
E nem comentei, supondo que a minha pergunta tinha ofendido.
Ofendi?
Que te parece L.?
 
---

"Os ponteiros do Relógio do Apocalipse continuam a ficar imóveis: este ano, o simbólico relógio permanece a 100 segundos da meia-noite, anunciaram esta quinta-feira os especialistas da revista Bulletin of the Atomic Scientists. No ano passado, os ponteiros deste relógio também ficaram imóveis, estando desde 2020 a 100 segundos do fim. Alterações climáticas, segurança nuclear e a gestão da pandemia da covid-19 foram algumas das principais razões para os especialistas não mexerem nos ponteiros também em 2022. Para que fique bem claro, este relógio representa uma metáfora que alerta a humanidade se está mais perto ou mais longe de se autodestruir com as suas decisões, acções e tecnologias." - mais aqui


1 comment:

António Ladrilhador said...

A resposta poderá estar implícita no enfadonho texto que publiquei em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/10/matusalem-reliquia-comunista-portuguesa.html wobre o Matusalém potuguês.
Permita, no entanto, que me questione: será que, em vista do mais do que evidente e irreversível processo entrópico - de uma organização que já nem um destacado militante outrora deputado por Santarém e, em Évora, o mais visível rosto da campanha eleitoral é capaz de eleger -, a resposta que procura ainda a alguém interessa conhecer?
Procurei, no mesmo texto, sistematizar um pouco as causas do descalabro - que são, para mim, evidentes. Ficarei grato se lá quiser deixar a sua opinião sobre as mesmas.