Wednesday, August 04, 2021

71 CHINESES COM O 19!

A China terá agora cerca de mil e quatrocentos milhões de habitantes.  
Observando um surto da variante Delta (71 infectados), um valor máximo desde Janeiro - cf. aqui - decide testar 11 milhões de habitantes em Wuhan, a cidade onde, presumivelmente, a pandemia começou. 
O que, como em outras situações, obriga a reflectir acerca da fragilidade da complacência da democracia.
O politburo chinês sabe que se o pagode pega fogo o partido ficará calcinado.

"Desde Janeiro que a China não registava tantos casos de transmissão local do vírus. Desde o final de Julho que a mais transmissível variante Delta foi detectada em, pelo menos, 12 cidades chinesas, incluindo a capital Pequim e a cidade de Wuhan, onde o vírus apareceu no final de 2019.

Esta terça-feira, o país registou 71 casos de transmissão local, o número mais alto desde o dia 30 de Janeiro. Há cinco dias consecutivos que este indicador sobe.

Em Wuhan, as autoridades já anunciaram que os 11 milhões de habitantes vão ser testados à covid-19 nas próximas semanas. Várias outras cidades afectadas pelo surto da variante Delta encerraram o turismo e restringiram actividades. "

 ---  Em Portugal, 

Mais 15 mortes e 3203 novos casos

Portugal registou esta terça-feira 15 mortes devido à covid-19 e 3203 novas infecções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira. A incidência e o R(t) voltaram a baixar.

Há 919 doentes hospitalizados em Portugal, menos 26 do que no balanço anterior. Destes, 204 estão em unidades de cuidados intensivos (UCI).

 

No comments: