Thursday, August 20, 2020

AVANTE NA CHINA

 
Chamem-lhe o que quiserem, mas o capitalismo comunista continua a  registar triunfos nos muitos tabuleiros onde se disputa o prestígio das nações.
E de nada serve à democracia liberal, perante o crescimento, agora imparável da China, não passar da simples refutação do autoritarismo do regime chinês. 
Ou a democracia liberal se reinventa ou soçobra.

----
A normalidade já chegou para alguns em Wuham. Festa na piscina concentrou milhares de pessoas sem máscara 

China defende festa de música eletrónica em piscina em Wuhan


Imagens de mega festa de música eletrónica num parque aquático lotado em Wuhan, tornou-se viral nas redes sociais - cf aqui








A China defendeu esta quinta-feira a organização de uma mega festa de música eletrónica num parque aquático lotado em Wuhan, epicentro da covid-19, após a divulgação viral de imagens do evento na Internet.
A festa no parque aquático "mostra que Wuhan obteve uma vitória estratégica no combate à epidemia", considerou Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Fotos e vídeos da AFP que mostram centenas de pessoas em fatos de banho, a dançar colados uns aos outros ao ritmo da música eletrónica e sem máscara, foram muito partilhados nas redes sociais.




As imagens do parque aquático Maya Beach no fim de semana geraram espanto e incompreensão de muitos internautas na Europa e nos Estados Unidos, onde o coronavírus continua a fazer inúmeras vítimas. O vídeo da AFP já acumula mais de 16 milhões de visualizações.


"Vi o vídeo da AFP. Aparentemente os europeus e americanos ficaram muito surpresos ao ver essas imagens", destacou em conferência de imprensa, afirmando que espera que a imprensa estrangeira "informe bem sobre a situação real" da covid-19 na China.


A China foi o primeiro país a registar casos de covid-19 no final de 2019, em Wuhan. No entanto, a epidemia foi contida no país, graças a um confinamento rigoroso, ao uso generalizado de máscara e ao rastreamento de contactos. Não há registo de mortes desde meados de maio.
Wuhan foi isolada do mundo por 76 dias, entre janeiro e abril. No entanto, a grande maioria dos 11 milhões de habitantes fizeram testes a meio de uma campanha de deteção em massa e voltaram gradualmente à vida normal.
Muitos parques aquáticos e piscinas reabriram em toda a China.

No comments: