- ...
- Ligou para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária...
- Bom dia! Ligo porque apresentei reclamação há quase 2 anos e continuo sem resposta.
- Qual é o número do processo?
- 119 ... ...
- ... Pois, o processo ainda não teve qualquer seguimento. Por lei, os serviços têm 2 anos para responder.
- Mas para 2 anos faltam 2 meses, e o processo, segundo me informa, não teve, até agora, qualquer seguimento. Se, passados 2 anos, nenhuma resposta me for dada, que devo fazer?
- Deve reclamar...
- E aguardar mais 2 anos?
- ... Pois ... não consigo informar mais nada.
-------------
ANSR – AUTORIDADE
NACIONAL DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Parque de
Ciências e Tecnologia
Avenida de Casal
de Cabanas, Urbanização de Cabanas Golf, 1, TagusPark
2734 – 505
Barcarena
Assunto: Auto .....
EA .....
..., 29 de Maio
de 2017
Relativamente ao
assunto em referência, solicito a vossa atenção para o seguinte:
- No dia 10 de
Março de 2017 estacionei a viatura ..., de que sou proprietário, na
Alameda Cardeal Cerejeira
- Paguei o
estacionamento e coloquei o comprovativo no tablier da viatura em local visível.
O comprovativo refere que o pagamento, 3 euros, foi efectuado às 15:51 h e que o
estacionamento ficou pago até às 18:21. (cópia do documento em anexo)
- Quando voltei,
observei que tinha um envelope vermelho no para-brisas e dentro do envelope uma
notificação de que tinha sido multado às 16:42 h, quase duas horas antes do
termo da duração do estacionamento pago. (cópia do documento em anexo)
- No dia
seguinte, 11 de Março, dirigi-me à Loja do Cidadão nas Laranjeiras, onde me
identifiquei com o cartão de cidadão e a carta de condução, e mostrei à
funcionária o comprovativo do pagamento e a notificação da multa. Foi-me
sugerido que preenchesse formulário de reclamação, e juntasse cópia dos
comprovativos. Recebi cópia do formulário entregue, com carimbo de recepção da
Emel e rubrica da funcionária. (cópia do documento em anexo)
- No dia 23 de
Maio, recebi, datada de 24 de Abril, da Emel carta registada com aviso de
recepção notificando-me que “ Pela
presente notificação fica a saber que – É acusado da prática de factos que
constam da descrição sumária (Estacionou em zona de estacionamento de duração
limitada sem efectuar o respectivo pagamento) …” (cópia do documento em
anexo)
- Nesse mesmo dia
telefonei para a ANSR, depois de ter tentado, sem resultado, falar com a Emel
pelo telefone. Expus a minha estranheza a quem, na ANSR, me atendeu. Disse-me
que o processo ainda não tinha chegado à ANSR e recomendava-me que enviasse
exposição para a ANSR.
- No dia seguinte, 24 de Maio, recebi carta
datada de 14 de Maio, (cópia em anexo) da Direcção de Institucionais e
Cidadania, informando que “analisada a
situação exposta, informamos que o veículo ( ) foi autuado em virtude de não se
verificar o pagamento da tarifa de estacionamento …” … e que para seguimento do processo queira ( )
fornecer os elementos necessários ao levantamento do Auto de Contra Ordenação
(nome, morada, cartão de cidadão e carta
de condução)”. Todos estes elementos estavam na posse da Emel desde 11 de
Março, conforme prova atrás referida.
- Confundido
sobre a quem me deveria dirigir para expor a minha contestação, se à Emel se à
ANSR, telefonei para a ANSR porque, também desta vez, não consegui contactar a
Emel pelo telefone. Respondeu-me quem me atendeu na ANSR que, como o processo
ainda não tinha chegado à ANSR, deveria
expor o assunto à Emel. Foi o que fiz no
dia 24 de por carta registada com aviso de recepção. (cópia do documento em
anexo )
- Hoje, 29 de
Maio, consegui, após longo tempo de espera, falar pelo telefone com Ana Pires,
da Emel, tentando confirmar se a exposição por mim enviada tinha sido dirigida
a quem devia (Emel ou ANSR). Depois de algum tempo de espera, respondeu-me a
funcionária que “deveria expor o assunto
à ANSR”. Esta informação deve estar gravada porque, logo no início, me foi
perguntado se autorizava a gravação. Esta a razão pela qual me dirijo agora à
ANSR.
- Mas como não
devo nada a ninguém, nunca devi nada a ninguém, para além da amizade dos meus
amigos, sinto-me desconfortável com uma situação que, provavelmente é vulgar,
mas para mim é original. De modo que esta manhã paguei na Caixa Multibanco os
30 euros a que se refere a notificação do autuante usando as indicações
constantes da carta registada com aviso de recepção que recebi a 23 de Maio. (cópia
de documento em anexo)
- Quero que fique
muito claro que este pagamento não reconhece qualquer dívida à Emel pelo que
fico a aguardar o reembolso da importância que paguei.
Atentamente
...
No comments:
Post a Comment