Wednesday, January 25, 2017

CRUELDADES DA FÉ




Quando em 1552 o missionário Francisco Xavier saiu do Japão para pregar o Evangelho na China, havia cerca de 2 mil cristãos japoneses. Hoje, haverá cerca de três milhões de cristãos no Japão, cerca de 2,3% da população total.

A tarefa dos jesuítas defrontou perseguições rematadas com práticas de crueldades extremas sobre aqueles que se recusavam renegar a fé num além vida sem suplicio, nem fome nem impostos, oferecido, sem preço, pelos pregadores vindos do outro lado mundo, perigosamente concorrentes das religiões locais, ancestralmente dominantes, e dos seus monges, que não tinham para prometer um além vida melhor depois da vida miseravelmente vivida nas aldeias onde chegava a boa nova dos jesuítas. 

No Japão, a perseguição sobre os cristãos só terminou em 1873. Muitos, incluindo alguns missionários jesuítas, renunciaram à fé cristã participando num ritual (fumie) durante o qual os cristãos eram obrigados a pisar um símbolo cristão. É acerca da apostasia forçada de dois desses missionários, portugueses, que Martin Scorsese realizou Silence. Do silêncio divino que desesperou os apóstatas sem resposta perante o dilema de aparentemente renegarem,  mas era uma aparência que era uma realidade para os seus seguidores, ou assumirem a culpa e o tormento sem fim de os verem agonizar num sofrimento prolongado. 

A história contada por Scorsese tem início em 1633. 
Nesse mesmo ano, a 3 de Fevereiro, foi Galileu Galilei condenado pelo Santo Ofício (Inquisição). Em 1600 tinha sido condenado à morte na fogueira Giordano Bruno, teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano, acusado de heresias. Entre outras, a sua afirmação de que o universo era infinito e o mundo plural.

"A extinção formal da Inquisição em Portugal aconteceu em 1821. 
Entre 1536 e 1821, cerca de mil e quinhentas pessoas foram queimadas e outras 25.000 foram condenadas a diversas penas. Ignora-se quantos morreram nos cárceres e daqueles que foram julgados depois de mortos, os quais, quando condenados, eram exumados e queimados nos autos-de-fé" - cfaqui. 

*** 

No comments: