Friday, January 23, 2015

PARÓDIAS DE SEMPRE

Rafael Bordalo Pinheiro faleceu há 110 anos, a 23 de Janeiro de 1905.

Na Casa das Histórias de Paula Rego está até 12  de Abril uma exposição (cito do catálogo) "delineada no amplo contexto de referências indirectas de Paula Rego e estruturou-se, desde logo, a partir de um diálogo não ilustrativo entre as obras dos dois artistas que transmitem, a partir de uma observação atenta do quotidiano, uma visão crítica da vida e dos costumes portugueses da sua época. Paula Rego e Rafael Bordalo Pinheiro, separados por mais de um século e pelas características únicas da sua expressão individual, utilizam a sua produção artística como meio privilegiado de denúncia sociopolítica."
Uma iniciativa que merece ser visitada.


Repito-me: não me parece que a crítica política humorística tenha o efeito demolidor que, geralmente, lhe é atribuido. O Zé Povinho ri-se com as rábulas mas os sugadores da porca não lhe largam as tetas. Rafael Bordalo Pinheiro fustigou os personagens públicos da sua época com imagens que se tornaram imperecíveis porque os figurões e as suas manobras não foram perturbados pelas  ferroadas de Rafael. Desapareceram pela lei natural, redondos e enfartados, mas logo outros, até hoje, e talvez até sempre, ocupam as vagas e prosseguem a sucção.
 ---
Em Julho de 2013 coloquei aqui link à hemeroteca digital de acesso à colecção integral da "Paródia" do imortal Rafael Bordalo Pinheiro.

No comments: