Tuesday, September 12, 2006

O ESTALINISMO LIBERAL

Comentário colocado em A arte da Fuga , a propósito de um artigo titulado "ESTALINISMO SOCIAL" também publicado em "DIA D"(8/9/2006)

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, era uma recomendação antiga que, suponho, não perdeu actualidade.

O actual Sistema de Segurança Social gerido pelo Estado está inquinado, admitamo-lo sem reservas, de algumas (muitas, se quiserem) injustiças, não só intergeracionais mas também intrageracionais.Só aqueles que sofreram programação partidária podem negar as distorções de que o Sistema sofre.E de que é necessário corrigi-las. Parte delas poderão ser corrigidas durante o actual processo de revisão. Temo que fiquem de lado ainda algumas muito relevantes. A adopção de um sistema de gestão mista parece-me o mais conveniente.


É assunto que me interessa bastante e sobre o qual tenho reflectido tanto quanto me permitem as informações que vou coleccionando.


Mas negar que a solidariedade social, que é um vértice importante do Sistema de Segurança Social, é um bem civilizacional, só pode entender-se por parte de quem perfilha o recuo ao sistema primário e instintivo de salve-se quem puder.Por outro lado, e porque quem advoga o salve-se quem puder é, geralmente, jovem e nascido com razoáveis recuos, deveria ter em conta, mas pelos vistos não tem, que as interdependências intergeracionais não se resumem à Segurança Social.


Aqueles que são tão entusiastas em brandir as bandeiras do liberalismo sem mais mas nem meio mas, pergunto:


Quando os meus amigos nasceram o mundo tinha também acabado de nascer? Foi tudo obra vossa a construção que vos tornou hábeis e auto suficientes?

No comments: