Monday, August 11, 2014

SEM BLÁ-BLÁ-BLÁ

"Afinal, Oi sabia do investimento da PT no GES. E agora? No último sábado, o Expresso revelou que uma troca de e-mails entre Ricardo Salgado (BES) e Sérgio Andrade (Oi) dava a entender que afinal toda a gente na PT e na Oi sabia dos quase 900 milhões de euros que a empresa portuguesa investiu no Grupo Espírito Santo. Hoje, um analista do BPI Equity Research explica, citado pelo Jornal de Negócios, que esta ‘reviravolta’ nos acontecimentos pode ter consequências a nível da fusão PT/Oi."

Claro que sabia. Qualquer inteligência mediana perceberia que 900 milhões de euros não poderiam passar despercebidos a quem durante tanto tempo deve ter analisado as contas da PT (e da Oi, necessariamente) para avaliar as quotas de participação no conjunto. Anotei isso mesmo aqui quando vi desabar sobre Granadeiro todas as acusações pelo estapafúrdio empréstimo. Era totalmente inverosímil que nenhuma das outras sumidades, com particular destaque para Zeinal Bava, não soubesse, não tivesse aprovado até, uma operação que vinha a rolar desde o começo do século.

Para tão grande tramoia só um imenso desplante, ou uma enorme embriaguês, dos principais protagonistas, incluindo Granadeiro que assumiu o papel de exclusivo responsável. Por que preço, ainda não sabemos. O que vimos foi a sua saída de cabeça baixa e olhar encornado, segundo a expressão que ele mesmo utilizou. A bronca foi enorme demais para poder ser dissimulada. A mentira não poderia caber na mais benevolente das leituras da evolução dos factos. O sr. Zeinal Bava sentou-se no topo da Oi e enviou dois gestores brasileiros para o topo da PT.  Anotei há dias aqui que, "agora que o Sr. Granadeiro foi despedido, outros se seguirão. Um dia calhará a vez do Sr. Zeinal Bava."

Escrevo este caderno de apontamentos como quem faz palavras cruzadas.  Continua a parecer-me  muito óbvio que, no cruzamento destas colunas e linhas a queda de Bava acaba por ser a que, no final do puzzle, melhor se encaixa.
 

2 comments:

Unknown said...

vamos lá a ver se nesta embrulhada não se vai perder o real melhoramento que a cultura pt/bava ia trazer para a arcaica Oi.
Ele o que há mais são berbicachos em que todos perdem.

Rui Fonseca said...


A arcaica Oi não sei se é tão arcaica assim. O que é inacreditável é que estejam tantos iluminados a querer fazer crer que ninguém sabia que havia um elefante na sala por onde todos andavam.

É uma hipótese sem pés nem cabeça aquela que querem impingir. Vai ser interessante saber o que se vai passar na AG da PT. A marosca tem de ser aprovada na AG.