Anteontem anotei aqui a determinação de Jeffrey Bezos de usar drones na distribuição de encomendas feitas à Amazon. Segundo Bezos, 86% dessas encomendas podem ser entregues via drones. Mas a intenção está a suscitar - vd. aqui - reacções muito desfavoráveis e não tem, por enquanto, autorização para avançar com ensaios de campo.
No entanto, segundo previsões do Businesse Insider o mercado de drones na próxima década atingirá, em valores acumulados, 95 biliões (milhares de milhões) de dólares, dos quais 12% serão utilizados em fins comerciais. Se assim for, Bezos terá certamente garantido a legalidade e o sucesso comercial do seu projecto drone.
As previsões do Business Insider reportam-se a duas utilizações dos drones: fins de defesa e comerciais. A minha nota de anteontem sobre o tema mereceu um contributo na caixa de comentários que deve ser evidenciado porque refere uma reportagem publicada em Maio passado no Guardian, aqui, sobre a uso de drones por biólogos para observar aves protegidas, algumas em risco de extinção.
Um uso que não parece estar considerado nas previsões do BI, mas que pode ser alargado a outros fins de defesa não militar.
No comments:
Post a Comment