Tuesday, August 19, 2014

AMBIVALÊNCIAS DA CIÊNCIA

Anteontem anotei aqui a determinação de Jeffrey Bezos de usar drones na distribuição de encomendas feitas à Amazon. Segundo Bezos, 86% dessas encomendas podem ser entregues via drones. Mas a intenção está a suscitar - vd. aqui - reacções muito desfavoráveis e não tem, por enquanto, autorização para avançar com ensaios de campo.

No entanto, segundo previsões do Businesse Insider o  mercado de drones na próxima década atingirá, em valores acumulados, 95 biliões (milhares de milhões) de dólares, dos quais  12% serão utilizados em fins comerciais. Se assim for, Bezos terá certamente garantido a legalidade e o sucesso comercial do seu projecto drone.


As previsões do Business Insider reportam-se a duas utilizações dos drones: fins de defesa e comerciais. A  minha nota de anteontem sobre o tema mereceu um contributo na caixa de comentários que deve ser evidenciado porque refere uma reportagem publicada em Maio passado no Guardian, aqui, sobre a uso de drones  por  biólogos para observar aves protegidas, algumas em risco de extinção. 

Um uso que não parece estar considerado nas previsões do BI, mas que pode ser alargado a outros fins de defesa não militar.



No comments: