Friday, August 08, 2014

TEM ZEINAL QUE É CEGO

Há três semanas atrás, estranhei aqui que no conúbio entre a PT e o BES só entrasse o Sr. Granadeiro e um outro que é director financeiro (ou, de modo mais fino, CFO), e que nem o Sr. Zeinal Bava, nem nenhum dos outros administradores, nem nenhum dos outros membros da comissão executiva, nem os parceiros da Oi,  nem os auditores, ia a escrever nem os ROCs mas é redundante já que os ROCs são desde sempre e em todo o lado verbos de encher, principescamente remunerados por isso mesmo, tivessem dado pelas núpcias, que já vinham de longe como o brandy Constantino. E logo por um valor que chegou a ser, com a última remessa feita no princípio deste ano, metade do valor da PT.

É obra!
Vivemos num país onde há mais histórias mal contadas que moscas à volta de uma estrumeira. Mas o mais estranho é que tudo parece ser aceite e ficar impune sem que se observe mais que, aqui e além, uns esgares inconsequentes. Está tudo a dormir? 
Anteontem, a Oi S.A., "veio informar aos seus accionistas e ao mercado que o Sr. Zeinal Bava, Diretor Presidente da Oi, deixará o cargo de Presidente do Conselho de Administração da nossa controlada PT Portugal SGPS, SA.,..." e que, na mesma data, "o Conselho de Administração da Companhia aprovou propor a nomeação do Sr. Armando Almeida ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da PT Portugal."
Ontem, foi a vez do Conselho de Administração da  PT SGPS dar conta da renúncia do Sr. Granadeiro dos cargos de Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da PT e, adicionalmente, "clarificar que, em relação às aplicações de tesouraria na Rio Forte Investments, nem o Conselho de Administração nem a Comissão Executiva da PT aprovaram ou discutiram, antes das notícias veiculadas na comunicação social no final de junho, essas aplicações."


900 milhões!, senhores, escrevem-se assim, 900.000.000, com nove dígitos. 
E não deram por ela?
Administradores executivos e não executivos são quase duas dúzias. Estiveram todos todo o tempo a dormir enquanto o Sr. Granadeiro e o director financeiro, pé-ante-pé transferiam, à socapa, para a Rio Forte metade do valor da Companhia que administram?
Agora que o Sr. Granadeiro foi despedido, outros se seguirão. Um dia calhará a vez do Sr. Zeinal Bava.

No comments: