Wednesday, August 06, 2014

MISERICÓRDIA DE ALTO A BAIXO

Há duas semanas atrás o senhor Santana Lopes, e entrevista do Expresso, - vd. aqui -, dava graças a Deus por lhe ter dado a oportunidade de ser Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, para começar a abrir caminho para Belém, entre outra latoaria disse que,  se tivesse continuado primeiro-ministro o país teria poupado tempo e dinheiro ... não teríamos navegado nesta lógica de fazer agora e pagar depois". 

Ontem lia-se no Público que - vd. aqui - Dizem os auditores que futuro da Misericórdia de Lisboa pode estar em causa. As contas do ano passado, divulgadas há duas semanas no site da Misericórdia revelam um resultado operacional negativo de 8,7 milhões de euros, devido em grande parte a um aumento de 10 milhões nos custos de pessoal.  
.
Hoje, o mesmo diário - vd. aqui - descobre que "lugares-chave" da Misericórdia são ocupados por militantes do PSD e CDS, que controlam grande parte dos serviços desde a posse de Santana Lopes em Setembro de 2011. O número de dirigentes cresceu 23% entre 2012 e 2013, passando de 190 para 233.  Mesmo assim, a SCML tem contratos com as duas mais importantes empresas de comunicação do país, para além de possuir a sua própria diecção de comunicação e marketing com vários assessores de comunicação. Justificação dos contratos de assessoria externa: ausência de recursos próprios.

Em misericórdia para amigos o senhor Santana Lopes é um mãos rotas.  

3 comments:

Carlos Pereira said...

Li com atenção o seu post. De facto, fez bem em relembrar a entrevista que Santana deu ao Expresso. Está lá tudo.
Pena o recurso à notícia do Público. Era bom ler o relatório dos Auditores na integra. E comparar com 2011. É que os resultados operacionais eram negativos nessa data. Estamos a falar de antes do Santana.
Interessante não acha? E sobre as pessoas. Bom, também era interessante ver quem é o que. E ver que no topo existem muitos dirigentes socialistas. Mas, tudo serve para atacar agora Santana Lopes...

Rui Fonseca said...

Carlos Pereira,

Obrigado pelo seu contributo.
Não vi os relatórios, é verdade. Mas isso não invalida a contradição ente o discurso de Santana e os resultados do seu mandato.

Se o Carlos Pereira se der ao trabalho de ler alguns dos meus apontamentos constatará que não sou de alinhamentos políticos que enviesem os meus pontos de vista.

Mas reconheço que considero Santana Lopes um mau administrador seja do que for.

O Carlos Pereira diz que há muitos dirigentes socialistas no topo da SCML e eu acredito sem reservas. Lamentavelmente o aparelho administrativo do Estado é uma coutada dos filiados nos partidos eleitos para as administrações central ou local.

Se o Carlos Pereira também pertencer ao restrito grupo daqueles que não vive nem nunca viveram do erário público, estaremos do mesmo lado.

Bmonteiro said...

Pois.
Apreciei de perto, no parque florestal de Monsanto,
a diarreia de circo, festas e concertos de borla, durante dois meses de verão, dois anos seguidos.
Oferecidos e pagos pelo filantropo milionário na CML: Santana.
Assim sim.