Wednesday, March 05, 2008

GLOBALIZAÇÂO E NACIONALISMOS - 2

"We are showing that enlargement can be a win-win process for the EU.", afirmou José Manuel Barroso ao Financial Times em entrevista publicada anteontem. O que é verdade para o alargamento da UE a 27, ou mais alargada ainda, é verdade para a liberalização do comércio em geral e a mobilidade humana à escala planetária.
O crescimento pujante das economias chinesa e indina está a transmitir à economia global, na actual conjuntura ameaçada pela perda de velocidade da economia norte-americana, forças espevitadoras de muitos sectores, nomeadamente das matérias-primas, mas que também são ameaçadoras no caso do petróleo, por exemplo.
.
Se o resultado global é win-win, nem todos são e serão winners, muitos são e continuarão loosers se o caminho da liberalização for determinado apenas pelas leis do mercado. É uma conclusão que não precisa de muito esforço para se observarem as evidências. Em Portugal as assimetrias sociais têm-se aprofundado, a Grande Lisboa apresenta índices de rendimento médios que excedem a média europeia, enquanto no Norte, onde os efeitos da concorrência a nível global têm sido mais sentidos, tem observado perdas significativas de posição no mesmo ranking. O que não impede que o número de Lamborguinis registados no Norte seja superior aos registados no Sul.
Nas eleições primárias nos EUA, a questão das perdas de empregos industriais está a assumir uma importância que, por agora, sobreleva a discussão à volta da guerra no Iraque e no Afeganistão, nos estados mais afectados negativamente pela globalização.
.
O facto de as maiores contestações corporativas se situarem em Portugal dentro de grupos geralmente winners com a globalização (função pública, com destaque para os professores) significa apenas que só os grupos de interesses homogéneos têm capacidade de mobilização geral. Os loosers, por incapacidade de reivindicação colectiva, se não são adormecidos pela resignação, tendem a manifestar-se através de acções de delinquência mais ou menos grave, de atitudes xenófobas, racistas e nacionalistas.
.
Se os loosers forem abandonados à sua sorte, a sorte da EU pode ficar comprometida.

No comments: