Friday, March 14, 2008

AS MOTIVAÇÕES DAS ESPÉCIES

.
"As queixas sobre a educação encontraram agora um argumento político de força, graças à manifestação dos professores. A avaliação iria pôr termo a todos os males e levar-nos ao caminho da civilização.Mas, na verdade, a guerra contra os professores e os pedidos para que as autoridades actuem sem recuo faz esquecer o pormenor: avaliem o trabalho do Ministério nos últimos vinte anos (...)
.
Francisco José Viegas tem razão, tem até muitíssima razão, com a vantagem de dizer o que muita gente anda a dizer há muito tempo.

O que Francisco Viegas não diz é que os professores nunca fizeram manifestações públicas contra o irracionalismo das directivas pedagógicas e de conteúdos dos programas que lhes chegavam,

salvo quando

lhes disseram que as promoções automáticas iam acabar e, a partir de agora, havia avaliação de desempenho sujeito a quotas.

Andamos sempre a queixar-nos, e com razão, que o país não anda porque não há reformas estruturais.

Mal ou bem, elas têm aparecido, e logo aparecem todos os partidos da oposição a bater da forma que mais jeito lhes dá. Claro, que a partir daí, o governo que não quer perder as próximas eleições, vai- se ficando, em muitos casos pelas semi-reformas.

Esta da educação é paradigmática: a generalidade está de acordo que haja avaliação
mas (muito gostamos nós do mas!)
não pode ser assim, e/ou,
sobretudo, não pode ser tão à pressa.

Já agora,
Ouvi esta manhã na rádio, uma manifestante pública dizer, com grande contentamento, que "a greve de hoje está a ser uma boa greve, e os doentes vão certamente ver que assim é".

Uma pessoa amiga veio do centro do país para Lisboa, anteontem, para ser internado no Curry Cabral, foi internado ontem, tinha um exame médico programado para hoje, preparatório de uma intervenção que tem de ser realizada com urgência. Está neste momento no combóio, de volta a casa, porque não havia técnico para realizar o exame, estavam de greve, e não sabe quando pode agora ser operado.

Por causa de uma greve em nome de quê?
De um conjunto de regras que pretendem equiparar a função pública aos utentes da segurança social privada e as formas de avaliação do seu desempenho ao que se passa na generalidade das empresas.

Que faz a oposição mais representativa? Muda de cor.

No comments: