Tuesday, December 18, 2007

NA CORDA BAMBA

A semana passada, o dólar recuperou quase perante todas as as outras principais moedas de forma impressiva: contra o euro, a recuperação da moeda norte-americana atingiu quase os 4%.
A explicação dada no início da inflexão para tão vigorosa recuperação foi o facto do anúncio do crescimento da inflação nos EUA inibir o Fed de reduzir mais as taxas de juro.
.
Hoje o Financial Times informa e o Jornal de Negócios Online transcreve a notícia de que o BCE injectou, e vai continuar injectar, liquidez no mercado de modo a contrariar a tendência que ultimamente se tem vindo a observar de crescimento das taxas de crédito praticadas pelos bancos em reacção à crise despoletada pelas subprime, e que se afastam das taxas de desconto praticadas pelo BCE.
.
O euro está a recuperar esta manhã contra o dólar depois de uma semana de perdas consecutivas ao mesmo tempo que caem as taxas euribor.
.
É o mundo na corda bamba financeira.
Mas, já se sabe, há funambulistas privilegiados.
.
"O Banco Central Europeu (BCE) injectou 348,6 mil milhões de euros no sistema financeiro. Até ao final deste ano, a autoridade monetária vai oferecer liquidez ilimitada a uma taxa inferior à do mercado, para tentar travar a crise que continua a assolar o sector financeiro.

A instituição monetária liderada por Jean-Claude Trichet anunciou que injectou 348,6 mil milhões de euros no sistema financeiro. Esta decisão surge no âmbito de uma oferta ilimitada de liquidez que o BCE vai realizar até ao final deste ano, de acordo com a edição de hoje do "Financial Times".
A relutância dos bancos emprestarem dinheiro, após a crise do "subprime" no mercado norte-americano, levou as taxas de juro interbancárias para os valores mais elevados dos últimos seis anos."

No comments: